sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Vai curtir o Carnaval? Saiba como lidar com situações que afetam a saúde


Cotidiano




#COMENTÁRIO

Hoje esta página não tem interesse algum em fazer qualquer comentário sobre o tema que se apresenta, simplesmente vamos replicar a página que está presente no site da Uol. Ela traz dicas importantes para você que vai curtir o carnaval, vai brincar no carnaval com relação a sua saúde. No embalo das festividades, acabamos nos esquecendo de cuidar de nosso corpo e as consequências podem ser drásticas, no mínimo podem levar vários dias para que o mesmo se recomponha e nos deixe levar a vida normalmente.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: UOL


Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:
Bom carnaval a você, divirta-se, mas não se arrependa de nada.

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).


Noelle Marques - Do UOL, em São Paulo - 13/02/2015

Carnaval é sinônimo de alegria. Mas, a festa também apresenta riscos à saúde do folião, que quer aproveitar até o último minuto e acaba se descuidando em algumas situações.
O forte calor, o uso de banheiros públicos, a ingestão de álcool podem encurtar o feriadão, por isso, o UOL conversou com especialistas e elaborou um miniguia de sobrevivência para quem quer aproveitar até o fim e voltar ao trabalho bem disposto e sem prejuízos.


Tenho que usar o banheiro químico ou público. Como posso evitar doenças?
Segundo o gerente médico do pronto-atendimento do Hospital Sírio-Libanês, Fernando Ganem, o banheiro em geral é um local muito contaminado, mas algumas medidas de precaução podem ser tomadas.
As pessoas devem evitar o contato com o assento, principalmente as mulheres. Higienizar as mãos ao abrir e fechar a porta do local, usando um álcool em gel ou se protegendo com um papel higiênico ao tocar a maçaneta, é muito importante.
"As doenças mais comuns são as transmitidas pelas bactérias coliformes. O indivíduo não vai pegar hepatite B ou HIV em um banheiro, a não ser que ele entre em contato com secreções com alta carga viral", diz o médico.

As ruas ficam sujas durante a folia, com cacos de vidro. E se eu me cortar?
É muito comum encontrar garrafas quebradas pelas ruas durante o Carnaval. Então se a pessoa se ferir durante a folia, a primeira coisa que se deve fazer, segundo Fernando Ganem, é lavar o local com água corrente. Se possível, deve-se usar um sabão também.
"Como a pessoa está em um ambiente de rua, a melhor coisa a se fazer é lavar", diz Ganem.
O álcool em gel também pode ajudar nesses casos. E para quem não é vacinado, deve-se ficar atento ao risco de tétano. Se o corte for profundo, o indivíduo deve procurar atendimento médico em um pronto-socorro.

Quero sambar muito. Como evitar lesões musculares?
Segundo o ortopedista do Hospital das Clínicas e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Rogério Vidal de Lima, alongamentos antes e depois da farra e descanso de pelo menos seis horas também são importantes.
Para evitar lesões musculares é necessário ter um bom preparo físico para aguentar todos os dias de folia. Então, se você não se preparou muito, é melhor ficar nos passinhos mais básicos e não se empolgar na performance.

Quero curtir todos os dias. Qual a melhor dieta para aguentar a folia?
O folião não precisa manter a dieta até no Carnaval, mas é bom ficar atento com o que se come e, o mais importante, se alimentar bem.
A nutricionista Roseli Ueno Ninomiya alerta para que ninguém saia de casa para a festa sem comer nada.
"Esse é o maior erro da maioria dos foliões, na adrenalina e alegria, não sentem fome, pensam que não precisam e vão para a festa. Não se hidratam, e depois passam mal por desidratação ou hipoglicemia ou os dois juntos", diz Ninomiya.
O ideal é fazer todas as refeições: café da manhã, almoço e jantar. 
A nutricionista Ana Lua Negrelli diz que principalmente durante e depois de datas como o Carnaval, quando se bebe mais, devemos aliviar o fígado. Dietas muito gordurosas e cheias de condimentos são as que sobrecarregariam ainda mais o órgão. Por isso ela alerta o folião para ficar longe de frituras, alimentos industrializados, petiscos de praia, carnes e queijos gordurosos.
Segundo Ninomiya, o folião pode levar também lanches na bolsa, como água de coco de caixinha, frutas secas como uva passa, ameixa seca, nozes, castanha de caju, castanha do Pará, damasco seco, bolachas, polvilho, frutas como maçã, banana, pera e isotônicos.

Faz muito calor no Carnaval. Qual a melhor maneira de me manter hidratado?
Todo mundo já sabe, mas é bom reforçar: tome muita água!
Para não correr o risco de ficar desidratado, a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya alerta para que o folião não se esqueça de tomar pelo menos dois litros de água por dia. Ela também aconselha levar isotônicos ou água de coco industrializada.

Quero beber muito, mas não quero passar mal. O que devo fazer?
Os foliões costumam exagerar um pouco na ingestão de bebidas alcoólicas durante o Carnaval, então a dica é não ir para as festas de estômago vazio.
"Mas não vale apenas tomar o café da manhã e passar o resto do dia e da noite a base de bebida alcoólica. É preciso manter seu metabolismo. Almoce salada, arroz, feijão, carne magra, mas nada de exageros, tipo comer dois ou três pratos de comida e ir sambar. Uma boa macarronada com molho de tomate poderá ser uma ótima opção pré-baile", afirma Ninomiya.
Outra dica, da nutricionista Ana Lua Negrelli, é intercalar as bebidas alcoólicas com água, suco natural ou água de coco, pois assim ajudará a minimizar o efeito da desidratação causada pelo álcool e diminuirá os efeitos da ressaca no dia seguinte.

Vou passar muito tempo na rua. Quais os cuidados com a minha pele?
Os blocos de ruas são memoráveis, mas se você não quiser ficar lembrando deles cada vez que olhar o espelho, passe filtro solar.
De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carolina Marçon, a radiação está muito intensa nesse verão, principalmente nos horários de pico de UVB (entre 10h e 16h), podendo causar queimaduras, insolação e câncer de pele a longo prazo.
O protetor deve ser de amplo espectro, ou seja, proteger contra radiação UVA e UVB, deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas. Não se esqueça de passar também nas orelhas e use protetor labial.
"Outro cuidado que considero importante é em relação ao uso de maquiagem e tintas utilizadas na produção da fantasia. Muitas vezes as pessoas utilizam produtos de qualidade duvidosa e em combinação com o sol e suor, a possibilidade de reação cutânea aumenta. Portanto, é preciso ter cuidado e procurar produtos de qualidade, submetidos a testes dermatológicos e com aprovação da Anvisa", afirma Marçon.

Quero "colar" no trio elétrico. Minha audição corre risco com o som alto?
Música alta não pode faltar durante o Carnaval, mas a audição também necessita de cuidados.
"A maioria dos trios elétricos é capaz de atingir a intensidades sonoras maiores de 100-110 decibéis. Para você ter noção, a nossa exposição média a um som de 105 decibéis não deve ultrapassar 1 hora/dia", diz o otorrinolaringologista Ítalo Medeiros, do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Como não temos como controlar o volume da música em cada trio elétrico, o médico indica o uso de proteção auricular com plugs ou conchas, bem como a intercalação a exposição ao som.

Segundo Medeiros, uma vez lesadas, as células chamadas ciliadas (da nossa orelha interna) podem ser danificadas definitivamente, trazendo prejuízos auditivos como surdez, zumbido, tonturas e até sintomas não auditivos, como insônia e irritabilidade.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Você está realmente preparado para conhecer como a inflação crescente


Cotidiano
  
  


#COMENTÁRIO

As pessoas mais antigas já vinham falando, já vinham prevendo um possível o ano de dois mil e quinze com muitos problemas, com a inflação disparando, ele já tinha passado por isso. Os mais jovens não acreditavam nessa possibilidade e alguns mais radicais, até acreditavam na existência de um Brasil com futuro brilhante, apregoado pelo governo atual.
Eis aí que dois mil e quinze apresenta um menu muito grande de problemas, de dificuldades para a população. Partiu se de dois mil e catorze com uma eleição de baixo nível, onde se prometiam coisas muito boas para o País, e onde um tratava de destruir oponente simplesmente. O segundo mandato do governo atual, as coisas se inverteram, as promessas se dissolveram, dando lugar a aumentos e mais aumentos de tarifas, a retirada de direitos trabalhistas, a escassez de energia elétrica e água para população, o aumento de combustíveis.
Este Brasil jovem que se diz preparado para enfrentar os problemas de uma inflação em alta, muito provavelmente sofrerá grande amargura. Eles não têm noção do que é estar sujeito a uma inflação galopante, sem um acompanhamento de salário. Não tem noção de o que é ver as maquininhas de supermercado trabalhando incessantemente de manhã até à tarde com remarcações preços. Esperamos que não se chegue a isso, isso é uma fase muito aguda da inflação. Quando conhecemos isso, existiam mecanismos de reparo para os salários, coisa que hoje não existe e assim mesmo era muito difícil antigamente. Imaginem se uma situação semelhante ou com menos intensidade ocorresse hoje, com os nossos salários tendo aumento abaixo da inflação uma vez ao ano. Seria um desastre para muitos.

#Disse

Carlos Leonardo



 #CONVITEAPROSA
Você está realmente preparado para conviver com um a inflação crescente?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).