sábado, 30 de agosto de 2014

Lei Antifumo aplica 206 multas em 5 anos





#COMENTÁRIO

Há mais ou menos seis anos estou sem fumar, já fui um fumante inveterado de três maços de cigarros ao dia, não digo que parei e talvez seja este meu trunfo para não estar fumando novamente. Não há em mim um compromisso de não fumar mais, não sinto obrigado a nada, não tenho que estar me vigiando, me escondendo de fumantes. Não usei de artifício algum para deixar de fumar, simplesmente um dia resolvi parar. Tive que fazer um pulso muito firme por uns dias para não acender um novo cigarro e também não desfiz do maço aberto em minha mesa.

Hoje, sinto-me muito à vontade em qualquer ambiente com ou sem fumantes próximos, parece mentira, mas não é. Quem me conheceu pessoalmente sabe disso.
Sempre falo aos meus amigos que ainda fumam e reclamam das conseqüências, não se sujeite a tratamentos químicos, eles podem gerar dependência, não se sujeite a pressões psicológicas de obrigação, simplesmente, pare. Tenha um pouco de pulso firme nos primeiros dias e deixe o tempo eliminar a nicotina no sangue e a necessidade vai-se amenizando. Não há milagres nem tratamentos.
Hoje quando estou pedalando ou fazendo minhas caminhadas longas, de vez em quando ainda me pego tossindo. Seis anos depois ainda há resíduos em meu pulmão. Está certo que eu exagerava no uso dos cigarros...

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Não se interessa em parar de fumar? Pense.

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).





Para médico, livre mercado pode trazer risco à saúde do consumidor

 Criança chinesa passeia no setor de refrigerantes de um supermercado na cidade de Nanquim, na região leste do país 


#COMENTÁRIO

Coisas que nossos sapientes pais já falavam a nós. Lembro-me era muito jovem e às vezes ficava chateado com meus pais por não comprarem para mim aquele doce diferente, com embalagem bonita, chamativa... E eles me diziam: -“Esse é o mesmo doce que sua avó faz, só que ela faz com carinho, e você tanto gosta. Esse tem umas misturas estranhas para durar na vitrine. Sabe-se lá quando foi feito.” E eu não aceitava isso, queria tanto aquele doce com embrulho colorido... Hoje, já velho, consigo enxergar o que queriam me dizer. Hoje como pouca coisa industrializada, prefiro as naturais, medicamentos naturais, carnes frescas...
Não li o livro citado na reportagem, mas tem um comentário bom sobre ele, talvez até o leia, não estou recomendando nada. Só me lembrei da ligação de minha vida com o assunto abordado.  

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Você substitui alimentos naturais por industrializados, também?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



 Queda do Muro de Berlim (1989), que uniu a Alemanha e ampliou a presença do capitalismo

Missa para pedir chuva reúne 150 com baldes e garrafas d'água em Ribeirão



#COMENTÁRIO

Enquanto políticos debatem-se para identificar um culpado e também achar um salvador da pátria que vai solucionar o problema, a população começa a rezar. A situação da falta de água na região sudeste do Brasil está se transformando em calamidade, os lagos e pequenos ribeiros estão secando muito rapidamente, o inverno está quente e a previsão de chuvas não são muito animadoras.
Independentemente de ter sido deixado de se fazer algo em prol de sustentabilidade de águas para a população, ou de se ter tomado medidas emergenciais para recompor o sistema, a inexistência de chuvas é o grande culpado por toda essa carestia.
A população tem que se adaptar a essa nova situação, a possibilidade disto acontecer, já vinha sendo dito há muito tempo. Temos urgente que reaprender maneiras de utilização da água, com menos desperdício, com reaproveitamento de água utilizada, com a captação e armazenamento de águas pluviais. Ou pagaremos muito caro o preço por achar essas medidas, coisas corriqueiras.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

É possível conseguirmos mudar nossos hábitos irraigados?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Por que a alergia é tão comum hoje em dia?


Pesquisadores acreditam que estilo de vida ocidental nos torna mais suscetíveis a alergias



#COMENTÁRIO

Na contramão da mídia medicinal que quer nos impingir técnicas e medicamentos para assepsias e eliminação de bactérias, criando-nos assim uma fobia de limpeza e dependência química, estes pesquisadores vêm até nós e dizem que nossa coleção de acarozinhos são muito, mas muito benéficos para nós, ao contrário do que se disse até hoje. Assustei-me com a quantidade de bichinhos em nosso corpo, média de dez para cada célula! Imagino aquelas recém-mãezinhas criadas em berço esplêndido dizendo ao filhinho descobrindo mundo: - “Não pise na grama fofinho, ela está cheia de bactérias...” Mal sabe que deveria incentivar a criança a se sujar, rolar na grama, no barro, suar, voltar um porquinho a seus braços... Não era assim antes? Sábia natureza! Nós é que somos suscetíveis aos comerciais da TV, ao papo do médico que ganha um trocado a mais por recomendar isto ou aquilo...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: BBC News


#CONVITE

Você deixaria seu filho, seu netinho a brincar à vontade?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).


Garoto de família britânica acompanhada pela reportagem da BBC sofre de asma severa em diversas alergias


Cai uso de cartão de crédito nas compras feitas em shoppings




#COMENTÁRIO

Poder-se-ia dizer que cai as vendas de uma maneira geral, mas não cai a presença de frequentadores em lojas e shoppings em todas as cidades. Com a elevação das classes sociais C e D para a dita classe média, também vieram as maneiras de comprar dessas pessoas. Um costume mais especulativo que efetivo, de muita verificação de preços, de valorização de preços e não de qualidade ou marca do produto. Já para os jovens, essa regra não é muito respeitada, eles costumam gastar tudo o que podem em grifes e modernidades.
As incertezas do que pode acontecer no pós-eleição são realmente um fator preponderante na queda de vendas, principalmente à antiga classe média, já mais preparada e conhecedora dos efeitos de uma inflação estartada. Há ainda o agravante de que algumas lojas inadvertidamente estão diferenciando preços quando a compra é feita com cartões de crédito ou de débito.



#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Você usa cartões para pagamentos? Está sentindo problemas de aceitação?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



Estudo recomenda tomate para prevenir câncer de próstata

Pesquisas indicam que o tomate pode ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata

#COMENTÁRIO

Conheço essa estória há mais de quarenta anos, nunca houve tal comprovação e sempre se fala que carece de mais estudos para que a sociedade médica afirme tal citação. Se funciona, não sei, mas há muito tempo faço ingestão de tomates crus em salada, não custa nada tentar, não é? É licopeno daqui, licopeno lá e vamos levando a vida em parceira com os tomatezinhos...
Frutas, isso sim é muito saudável, muito gostoso de digerir. A verdade é que alimentos naturais fazem-nos somente bem, e não podem fazer falta em nossa mesa.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: BBC News


#CONVITE

Você acredita na possibilidade de ser verídica a afirmação acima?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



Dieta rica em frutas e vegetais é a melhor forma de prevenir o câncer de próstata


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aquecimento global poderá espalhar epidemias, diz OMS




#COMENTÁRIO

Eis aí uma coisa que ainda não demos atenção. Sério, este assunto pode-nos dizimar da face da Terra. Infelizmente a máquina produtiva existente no mundo não está nada preocupada com o problema, ela só quer converter tempo em dinheiro. Nós que iremos sentir na pele o efeito desse desastre eminente e isso não é nenhuma previsão alarmista somente, é simplesmente a realidade chegando, não fazemos nada para evitar ou ao menos retardar as conseqüências.

Já começamos a sentir os primeiro efeitos dessa catástrofe eminente, a temperatura subindo em todos os recantos da Terra, o conseqüente descongelamento das calotas glaciais, o deslocamento das estações climáticas com chuvas escasseando e fora de temporada, afetando assim os plantios, conseqüentemente as safras, os estoques de alimentos.
E ainda achamos que tudo isso é conversa de militantes de grupos ecológicos.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Não acha que devíamos nos atentar à esse problema?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).





Israelenses consideram que a guerra em Gaza terminou sem vencedor




#COMENTÁRIO

Parada para um cafezinho?
Essa degladiação gratuita, mas que custam muitas vidas e aterroriza o mundo, resolveu dar uma parada talvez para contarem os mortos e como num simples jogo de tabuleiro, ver quem ganhou.
É uma coisa insana ao nosso modo ocidental ver. Começa-se por nada e termina também por nada, sem resultados, sem finalidades. O ódio é tanto nesses povos que mesmo extinguindo-se mutuamente, ainda a maioria é contra o cessar-fogo momentâneo, querem atacar, atacar e atacar...  Para quê? Porquê? O ser humano é algo incompreensível... Suas tomadas de decisões às vezes não são lógicas... Não podem ser consideradas irracionais por que os atos são motivados por ódio, por fanatismo, por não ter algo útil a fazer!

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Globo.com


#CONVITE

Qual sua opinião sobre esses massacres gratuitos?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



Sabesp perde 36% da água e trata 52% do esgoto em SP, diz instituto





#COMENTÁRIO

Já pude ver isso “in loco”, onde a tubulação de uma ligação residencial havia sido estourada. Passaram-se mais de doze horas entre a reclamação do proprietário e o atendimento da Sabesp. Poder-se-ia tratar de um fato isolado sem não fossem os comentários dos transeuntes que por ali passavam e comentavam casos semelhantes.
Hoje resido em uma cidade atendida por um sistema de autônomo de água e os problemas são os mesmos. O que está errado não é a rapidez ou não no atendimento, mas sim, a falta de manutenção das redes, a modernização das redes de atendimento através de galerias e não enterradas e conseqüentemente, a urgência no atendimento da emergência. Independente da atual carestia de água essas medidas deveriam ser tomadas a qualquer tempo, constantemente.
 
#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Globo.com 




#CONVITE

Você se sente bem atendido pelo sistema de água que é usuário?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).




quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Governo incorpora tecnologia para prevenir infartos em diabéticos


O Stent farmacológico é indicado principalmente para pacientes diabéticos e deverá beneficiar cerca de 38 mil pessoas

#COMENTÁRIO

Eis que surge mais uma ajuda aos diabéticos enfartados, o SUS estará agora disponibilizando para breve a utilização dos “stents farmacológicos”. Uma técnica já existente a um bom tempo atrás que era usado apenas em cirurgias particulares e não era coberta pelo sistema SUS. Trata-se de um equipamento como se fosse uma telinha expansora que é inserido no canal da artéria no local lesionado que provocou o infarto.


 Boas notícias têm que ser proclamadas!


#Disse

Carlos Leonardo




Brasil busca solução para dívida da Venezuela




#COMENTÁRIO

“Calote de Companhero?” Como será que responderiam “As base”?
Pois é pessoal, Maduro faz um deus nos acuda na Venezuela, quebra quebras em todas as ruas da capital, muita gente machucada e não publicamos nada disso aqui no Brasil... E agora o país parceiro do governo brasileiro, passou por cima de tudo e resolveu dar uma atrasadinha nos pagamentos para recompor seu caixa, não que isso seja novidade por aqui, também fazemos isso. Mas, e os exportadores brasileiros que acreditaram nessa parceria e embarcaram numa canoa furada, como ficam?
A Presidente brasileira diz que tentará reaver o valor dessa dívida com um tal coque, material usado nas fornalhas industriais, mas como reverterá coque em Reais? Quem pagará por isso?

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Diante da atual situação da Venezuela, acha esse ato governamental uma boa medida?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).




Indenizações do DPVAT dobram em 3 anos, com impulso do Nordeste



#COMENTÁRIO
                                                             
Quem é do interior, principalmente do interior paulista vai entender meu raciocínio. Quando o comércio de motos começou a se popularizar no estado de São Paulo, lá pelos idos de mil, novecentos e oitenta mais ou menos, o que víamos era exatamente essa loucura que o nordeste está presenciando hoje. Certamente não existia na época a lei de obrigatoriedade no uso de capacetes, mas eles já existiam e eram usados apenas em estradas onde os policiais rodoviários obrigavam o seu uso.

A causa disso é a facilidade de financiamento, o aumento de prazo para pagamento e o baixo custo de aquisição. Tal qual naquela época essas facilidades faziam que qualquer pessoa que quisesse, poderia ter uma moto nova e aí começavam os problemas, pessoas despreparadas e até desabilitadas faziam loucuras com suas máquinas nas mãos.
Isso só foi contornado com policiamento enérgico nas ruas e na época, a obrigatoriedade no uso dos capacetes.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Globo.com


#CONVITE

Você acha que esta realidade está restrita ao Nordeste?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).






terça-feira, 26 de agosto de 2014

A doença por trás do “balde de gelo”




#COMENTÁRIO

Por trás de toda essa estória de “banho com balde de água e gelo”, existe uma finalidade muito benemérita que é o levantamento de valores para pesquisa de um problema sério que ataca pessoas sexagenárias. É uma doença, segundo os médicos pesquisadores, ainda sem cura e é degenerativamente terminal.
Segundo eles, a ideia de se usar água gelada e gelo, é para que a pessoa sinta e imagine por alguns segundos, o que um portador dessa doença sente por toda vida ininterruptamente. Não o choque térmico, mas a paralisação do sistema nervoso.

No Brasil, tornou-se uma brincadeira esse banho, filmagem e exposição nas redes sociais, mas as pessoas deveriam seguir à risca o desafio, ajudando a custear a pesquisa em andamento.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Você já fez o desafio? Que tal fazer a doação?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



Comerciante é detido após criticar ação de PMs nas redes sociais


Crítica de Claudionor Lima (em amarelo), publicada no Facebook horas antes de ele ser detido por PMs


#COMENTÁRIO

Nós cidadãos, temos que ser e somos eternamente gratos pelos serviços prestados pelas corporações policiais. Reconhecemos as dificuldades com que trabalham, às vezes fazemos piadinhas, mas no fundo, no fundo, sabemos que estaríamos em mau lençóis sem a presença do policiamento próximo a nós. Digo isso porque em hipótese nenhuma, poderemos generalizar os atos no mínimo desrespeitosos que às vezes nos deparamos. Esse caso de Maringá é um exemplo típico da soberba e intocabilidade que atinge alguns elementos da corporação. Por fazerem parte de uma respeitada corporação, acham-se acima das leis e dos direitos do cidadão que deveria estar protegendo.

PM Cordeiro (de prata) posa ao lado de Claudionor Lima,
 preso após criticar o policial no Facebook          
O ato cometido por estes dois policiais, ao que parece, um deles era graduado, pode-se ser considerado como vil, ultrajante, inquisidor e de uma falta de respeito sem medidas. Não se pode por poderes nenhum ir até a casa do cidadão, coagi-lo, algemá-lo e depois transportá-lo em uma viatura sem uma ordem judicial, eles não têm poder para isso. O pior disso tudo mostrando total despreparo e desconhecimento das regras da própria corporação, fazem essa tolice toda sem farda, com viatura de serviço, postam fotos em poses de prisão em redes sociais e como se não bastasse, ainda publicam comentários na rede social vangloriando-se.
Marcelo Frank Siqueira (de preto) prende Claudionor Lima,
        após este criticar ação policial no Facebook

Não sei se é para ter raiva ou chorar pelas atitudes, foi muita ignorância o que fizeram, se expuseram a tudo o que um advogado quer. Isso poderá custar processos cíveis e também militar dentro da corporação. Oooo ato impensado...

#Disse


Carlos Leonardo



#CONVITE

Como você vê esse fato ocorrido?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).