sábado, 17 de janeiro de 2015

Encontrada em Marte nave espacial britânica perdida desde 2003

Futuro
  
 Imagem da superfície de Marte feita pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter mostra um objeto brilhante reconhecido como a sonda britânica Beagle 2, sumida em 2003; imagem foi feita pela câmera HiRISE, do módulo (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona/University of Leicester)


#COMENTÁRIO

Piti, chilique!
Uma notícia que chega até a tomar tons românticos e nuances de felicidade como um final feliz de novela ou de uma aventura enlatada americana. Encontramos Beagle 2... Ohhhhhh... Que felicidade! Quase chega a ser um sucesso! Quase se esquece do fracasso... Tarã tara...
É, mas como se não fosse suficiente o planeta Terra, agora vamos poluir e deixar lixos em outros planetas.
- Reclamão! Seca pimenteiras! Petista! Ahahahah...
Se fossem organizados e preocupados com a natureza em qualquer ambiente, amarrariam uma cordinha e puxavam de volta...
Não é possível isso? Sei lá... Inventa uma maneira melhor... Mas traga esse lixo de volta!
E ainda por cima, os órfãos do projeto estão às lagrimas de felicidade... Agora sabemos onde está o cadáver! Não foi tudo em vão, foi quase um sucesso!
Ah! Tenha dó, né!? Me poupe dessas felicidades efêmeras. Prefiro minha parte em dólar, pode ser até em cervejas... Está muito calor por aqui...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo

#CONVITEAPROSA
Você acha quer vai cair o dólar por terem encontrado a Beagle2?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).




Foto divulgada pela Nasa mostra sonda Beagle 2,
perdida em 2003 e encontrada por satélite que
orbita Marte (Foto: Nasa/Divulgação)






sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Piloto errou em acidente que matou Campos, diz Aeronáutica


Cotidiano
  
 Eduardo Campos (PSB) morreu durante a campanha presidencial
Foto: Daniel Ramalho / Terra


#COMENTÁRIO

Estranho como se alteram os rumos de uma investigação aqui no Brasil. Um processo investigativo sobre o acidente que se desenrolava levantando um monte de especulações, de suposições, de repente deixou de ser interessante para a mídia e também para a própria população e então se encerra tão abruptamente como começou, e com uma definição no mínimo simplista.
De uma hora para outra, um piloto que foi declarado como experiente e responsável à época do acidente, passa do céu ao inferno e é transformado numa pessoa totalmente irresponsável e inapto a estar no comando da aeronave. Estranho não é? De uma hora para outra ele se transforma numa pessoa de mau relacionamento com seu co-piloto, que se apresentava deprimido no dia anterior ao voo, que tomou várias atitudes mostrando desconhecimento básico mínimo de sua profissão e da aeronave e o mais interessante, o co-piloto certinho não tomou qualquer providência em sua própria segurança no ar, isso sem considerar a sua co-responsabilidade pelas vidas que transportavam. Estranho, não é?
Mortos não falam e não questionam...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Terra

#CONVITEAPROSA
Não terminou muito prática essa investigação?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).
Local em que caiu o avião que matou o político Eduardo Campos, no dia 13 de agosto do ano passado
Foto: Futura Press

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Justiça abre ação de Alckmin contra empresas de cartel


Cotidiano
  



#COMENTÁRIO

Não é meio estranho o governo não consiga levantar os valores gerais de processos tão grandes como a fabricação e reforma de trens do Metropolitano de São Paulo e CPTM? O volume de verba utilizada na execução dessas obras é algo que nos foge (nós pobres mortais assalariados) a concepção natural de quantidade de dinheiro.
Como um montante desses pode não ter documentação comprobatória necessária para recompor a destinação das verbas utilizadas? Como não se sabe o que foi pago e como foi pago e para quem? As empresas contratadas para os serviços são de conhecimento geral, a saída de verbas federais e de estado para cumprimento ao contrato não havia controle, uma simples planilha, sequer? O que fazia um batalhão de assessores e auditores técnicos do quadro de funcionários do estado e do município paulista que não contabilizaram uma saída monstruosa de dinheiro dos cofres do estado?
Será que a ação de indenização por prejuízos causados ao erário do estado não foi um “tiro no pé” e uma precipitação com a intenção de desviar as atenções para outro foco? E agora? Como podemos pedir indenização por prejuízos a um montante que nós próprios desconhecemos? Tem algo aí...


#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITEAPROSA
Não tem algo estranho nessa estória?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).

“Não é correto” comparar “black blocs” a facção criminosa, diz secretário


Sociedade
  




#COMENTÁRIO

O que não é correto? Comparar o PCC com os Black-blocs ou os Black-blocs com o PCC?
Nosso Secretário de Segurança Pública, empossado pelo Sr. Alckmin, se ofendeu por que citaram o PCC como bandidos ao nível dos anarquistas mascarados dos Black-blocs, contra quem nosso governo não toma qualquer providência para sua extinção? Será que estamos partindo também para “Liberté, Egalité, Fraternité” sem um histórico de direitos iguais?
A ilegalidade de representação na sociedade de ambas as facções não são motivos justos para serem comparados entre si como vândalos?
Não seria de bom alvitre o senhor Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo esquecesse um pouco a defesa de seu antigo cliente e começasse a pensar na real segurança do Estado? Segurança do povo trabalhador que não se junta em facções para se defender?
Quanto ao posicionamento do Sr. Alckmin e também de seu Secretário de Segurança Pública, o fato de haver comentários isolados e pessoais em redes sociais da corporação militar, eles estão cobertos de razão. Se alguém quer opinar sobre qualquer coisa faça-o de forma particular e assuma as consequências de suas palavras, não se escondendo em uma página corporativa.
Aliás, para que serve realmente uma página corporativa no Facebook? Comunicação? Comunicação de que? De vai prender alguém ou vai soltar? De que haverá uma blitz na rua tal? Postagem de fotos das cerimônias que só a eles interessam?
É bom pensar nisso...

#Disse

Carlos Leonardo


                                                                    Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:

#CONVITEAPROSA
Não acha que estão “procurando pelo em ovo” por aí?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Nova exigência para pensão por morte começa a valer nesta quarta-feira


Sociedade





#COMENTÁRIO

Uma das medidas impopulares anunciadas pelo governo federal começa a valer a partir de hoje. Trata-se da necessidade de haver um vínculo sacramentado de no mínimo dois anos para que o cônjuge torne-se dependente pensionista do INSS em caso de falecimento do titular. As demais medidas a serem implantadas sobre o benefício só ocorrerá a partir de março deste ano.
À primeira vista, essas alterações no sistema de benefícios do INSS, parecem ser uma agressão à população, mas pensando friamente, você se parar para pensar um pouco conhecerá alguém que usufrui moralmente irregular deles. Então, justificam essas alterações e elas vêm um tanto tardiamente para muitos... Há muita gente se aproveitando desse sistema e o pior, não poderão perder esse direito adquirido, isto é vamos ter que pagar suas despesas pelo resto suas vidas.
Mais grave ainda e de conhecimento de quase todo mundo, são os benefícios de pensão por morte para dependentes de militares falecidos. Esses casos são mais graves ainda pela forma de pagamentos serem totalmente diferente do regime dos aposentados celetistas, os valores são muito superiores. Esses impactos no sistema previdenciário, apesar de não ser considerado o maior problema do sistema previdenciário, ele é muito representativo e tem que ser considerado.

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITEAPROSA
Você concorda com essa tese?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sem Tesouro, custeio do setor elétrico deve recair sobre consumidor


Cotidiano

Recursos para o setor energético serão custeados pelo consumidor - conta de luz pode sofrer dois aumentos somente este ano. 


#COMENTÁRIO

Pois é... As coisas estão se complicando neste dois mil e quinze... Em nossas cabeças caem mais novidades nada boas, vindas de Brasília... Como sempre, cordeirinhos pós eleições, já estávamos aceitando ou esquecendo que em breve teríamos uma majoração nas contas de luz de mais ou menos doze por cento, para repor as despesas da falta de administração e organização na distribuição de energia elétrica no País, com a utilização quase que constante das energias termoelétricas. Agora vem o governo federal quietinho, sem alardes normais do partido, a apresentar um novo aumento tarifário nas contas luz. Para acertar suas contas internas, ele deixará de subsidiar essas contas e para variar, a conta será nossa. Está feliz?
Haverá algumas regiões do Brasil em que a somatória desses aumentos deverá ficar próximo de trinta por cento. Acredita nisso?
E isso é só reajuste nas contas de luz e qual foi seu reajuste de salário mesmo? Está feliz?

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITEAPROSA
Você está se preparando par ultrapassar dois mil e quinze?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



Inflação reverte tendência e agora é maior para pobres, diz estudo


Sociedade
  
Até 2008, Brasil teria tido inflação pró-pobre segundo estudo 


#COMENTÁRIO

A inflação quando se apresenta é cruel. Quem já viveu essa situação, sabe perfeitamente do que estamos falando. É muito fácil se prever onde ela estará atacando mais forte no momento. Quando os programas do governo federal subsidiam um determinado setor da economia, certamente a inflação atacará o outro lado que está desamparado pelo governo. Enquanto o governo segurava (subsidiava) os preços de energia elétrica e combustíveis, quem era penalizado pela alta do custo de vida eram os ricos e a classe média. Isso porque os custos de mão de obra e serviços eram supervalorizados. Os custos de transporte estavam submissos à oferta e procura no mercado, os custos de mão de obra eram regidos também pela demanda desses serviços.
Agora que o novo governo, para equilibrar-se em seu rombo criado pelos subsídios com fins eleitoreiros, resolve retirar os subsídios dos combustíveis e energia elétrica, esses preços estancados ou com pouca oscilação no mercado, deverão disparar e os que mais sofrerão será a população da baixa classe-média e os pobres. São eles que mais utilizam desses serviços. Os preços finais dos produtos em gôndolas de supermercados estarão certamente com esses custos embutidos. Estará então acionada a engrenagem da espiral inflacionária... Maior preço, menor procura – Menor procura, menor produção – Menor produção, maior preço. E acompanhando a isso, para equilibrar as indústrias, demissão... Vide noticiários da indústria automotiva... Mais ou menos, doze mil demissões nos últimos três meses...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: BBC Brasil

Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:

#CONVITEAPROSA
Você ainda acredita que a inflação está sob controle, como anunciam?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano em São Paulo, afirmam especialistas


Cotidiano
  




#COMENTÁRIO

Estamos à beira de um caos sem limites imagináveis. Governos estadual e municipal de São Paulo não deram a menor importância ao crescimento do problema e o pior as medidas hoje executadas, continuam não trazendo solução alguma e vemos governantes que se aventuram a falar sobre o assunto quase que rezando aos céus para que chova. E tem chovido muito no estado, mas o calor extremo e os desperdícios por parte da estrutura de distribuição e dos próprios munícipes, simplesmente anulam a quantidade de água que cai sobre os mananciais quase secos.
Quase dois anos se passaram sem relevantes investimentos por parte dos governos, quando ainda era possível se preparar para este momento que já era previsto por técnicos na época.  O documento abaixo relacionado, com base em dados criados por técnicos da área, dá-nos a perfeita visão do que nos espera muito proximamente. Não haveria uma maneira de se contornar esse problema, por mais que começássemos agora, não há tempo disponível. Resta-nos unir preces às dos políticos em mandato para que chova, mas chova muito, não como solução do problema, mas como uma prorrogação de continuarmos vivendo em São Paulo.


#Disse

Carlos Leonardo




#CONVITEAPROSA
Você acredita que somente com as chuvas, o sistema hidráulico paulista voltará ao normal?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



Paulistas usam barcos para escapar da “farofa” das praias


Sociedade
  
Turistas nas ilhas, litoral norte de São Paulo 


#COMENTÁRIO

Desde que o mundo é mundo existem separações por camadas da sociedade. Aí muitos fatores estão em jogo como educação, base educacional familiar, respeito... Pode até ser considerado um ato discriminatório quando uma classe culpa outra de menor recurso financeiro por estarem se sentindo incomodados. O fato de estarem buscando novos ambientes mais tranquilos é muito válido, o que não podem é ficarem se rotulando melhores que alguém.
Realmente é muito inconveniente a presença de pessoas com problemas de álcool em excesso prejudicando o sossego familiar dos banhistas. Para algumas pessoas, essa situação é tão natural e desconhece limites. Extrapolam o respeito, principalmente a mulheres, independente de suas idades. A situação criada normalmente gera conflitos às vezes muito graves.
Com a adesão da nova classe média, despreparada para estar presente nesse novo patamar social, vem um conflito de educação e respeito que têm papéis e limites diferentes em ambas as classes agora unida. Nunca mais estas duas classes sociais serão as mesmas, mas deverão esforçarem-se para interagir, para conviverem em harmonia. É uma adaptação muito difícil. Ambas perderão algo em suas características, isso é certo.

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITEAPROSA
Reclamos, muxoxos e choramingos deverão dar lugar a uma paz entre classes.  Você acredita nisso?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).


domingo, 11 de janeiro de 2015

Pernilongos atacam pessoas pelo cheiro, diz cientista


Cotidiano
   


 #COMENTÁRIO

Frases:
- Sábia era minha avó que há muito tempo já me dizia: “Vai tomar banho moleque... você já está fedendo e vai começar a juntar mosquitos...”
- Só não mato você porque agora é meu irmão de sangue!
- Noé tinha que ser tão obediente? Não podia ter esquecido do casal de pernilongos?
Brincadeiras à parte, mas tudo o que avançamos em termos de sanitarismo parece estarmos andando a ré... Parece que todas as pragas e doenças transmitidas, em extinção ou já extintas estão lentamente retornando ao nosso convívio.
Devagar vamos vendo o serviço de médicos e cientistas sanitaristas ao longo dos anos serem diluídos e eliminados por uma população que está relaxando com metodologias de nossos avós para inibição dessas pragas que nos trazem somente doenças.
Conhecimentos transmitidos de pais para filhos, hoje são ignorados. O desconhecimento e o não comprometimento da sociedade com procedimentos básicos de sanitarismo, que acha por bem deixar sob a responsabilidade de entidades governamentais também não muito preocupadas em se precaver, a anteceder aos acontecimentos, atiram sobre nossas cabeças as mazelas do descaso geral.
À medida que a população cresce, os problemas se avolumam e tomam um corpo tão grande que abrange omissos e lutadores na guerra da falta de educação sanitária...
E vamos nós brigando com pernilongos, dengue, chikungunya, leptospirose, chagas, tifo e uma infinidade mais de doenças e transmissores... Nesse País que cresce à ré.
Arre... vamos continuar reclamando, reclamando... Não é assim?

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITEAPROSA
Que você acha de nos conscientizarmos que limpeza e vigilância só nos fazem bem?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).