sexta-feira, 20 de março de 2015

Podemos realmente apontar o dedo aos corruptos políticos?


Cidadania


Adjetivo e substantivo masculino
Que se corrompeu; corrompido. Que age depravadamente; devasso, depravado, podre. Aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, especialmente nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público etc.; que ou aquele que age de maneira indefensável.


#COMENTÁRIO

Como é fácil a gente que comentar entre amigos, sair pelas ruas falando a quem quiser ouvir, sobre os erros cometidos por políticos corruptos, de atacarmos abertamente a corrupção instaurada no Brasil, sentimos-nos orgulhosos por não fazermos parte dessa famigerada quadrilha. Será que realmente podemos falar dessa maneira?  Será que temos o direito de julgar as situações que não nos dizem respeito diretamente ou então que nos afetem diretamente, temos esse direito? Hoje de manhã estava lendo uma reportagem, do jornalista Fábio Santos fez para o site Terra, ele aborda muito bem esse sistema. Transcrevi abaixo um excerto o texto por ele publicado, que nos dá um bom motivo para pararmos, pensarmos um pouco que talvez explicação para tudo isso que está acontecendo no Brasil faça parte de nosso dia a dia, de nosso eu. Dê uma lida nesses tópicos, mas se quiser, veja a reportagem na íntegra logo abaixo ou então através do link do site Terra. Vale a pena ver.

1. Sonegação de imposto
A Sonegação de Imposto de renda causa bilhões em prejuízo ao governo federal anualmente. Na hora de declarar aquela despesa, muitos brasileiros costumam utilizar notas que não se enquadram ou tentam arranjar dependentes para que a mordida do leão seja mais leve. O dinheiro sonegado poderia contribuir para a construção de estradas, hospitais e melhorar a infraestrutura do Brasil. A grana acabou indo pelo ralo pelas mãos da própria população.

2. Carteirinha falsa
Se você não tem, deve conhecer alguém que possui uma carteirinha de estudante falsificada. “O ingresso é muito caro”, dirão alguns, tentando justificar seu ato de corrupção. O fato é que a carteirinha falsa já se espalhou de tal maneira, que produtores de espetáculos praticamente dobraram o valor das entradas no Brasil para poder compensar o dinheiro perdido com as falsificações. Sendo assim, quem é honesto e não cria um documento falso acaba pagando valores absurdos por causa da indústria das carteirinhas.
3. Compra de CNH
Eis uma das máfias mais conhecidas do brasileiro: a da compra de carteira de habilitação. Várias operações policiais já desmantelaram diversas quadrilhas especializadas em vender a carteira de motoristas. Os crimes vão desde a compra do documento até o pagamento do famoso “quebra” na hora da prova prática de direção.
4. Fazer hora no trabalho
Essa corrupção pode passar despercebida, mas é capaz de movimentar milhões em hora extra e gastos desnecessários nas empresas. Não existe uma pesquisa medindo quanto se é gasto por hora não trabalhada dos funcionários, mas é fácil encontrar aquele colega que fica enrolando no café ou deixa passar a hora antes de bater o cartão para fugir daquele congestionamento.

5. Pirataria
Sabe aquela barraquinha de CDs piratas que existe em qualquer bairro? Ela é um exemplo clássico de crime que está incorporado na sociedade brasileira. As vendas são feitas à luz do dia e sem o menor constrangimento, tanto para o vendedor quanto para o comprador. A mesma regra se aplica à cópia ilegal de músicas ou conteúdos com direitos autorais feitas pela internet.

6. Desrespeitando os outros
Aquela vaga de deficiente não é sua, a não ser que você tenha alguma deficiência, claro. É uma regra simples, mas facilmente ignorada em nosso País. Do mesmo modo que não é difícil encontrar idosos em pé no ônibus ou metrô enquanto jovens ocupam os lugares reservados para tirar aquele cochilo. Sem falar nas mães e pais que insistem em colocar crianças enormes, de 5 anos, por exemplo, no colo apenas para furar a fila no caixa preferencial. Estamos de olho.

7. Ganhando no troco
O rapaz do caixa te dá um valor a mais em troco e você finge que está tudo certo e comemora a “sorte do dia”. A malandragem existente em nossa cultura pode fazer com que a “lei do mais esperto” transforme tudo em uma bola de neve.

8.  Pagando um "cafezinho"
Já viu alguém gostar mais de um "cafezinho" do que agente corrupto? Pode ser policial rodoviário, policial militar, delegado ou agente de trânsito. Se ele achar que está na hora de tomar aquela xícara de café, vai te pedir uma ajudinha. O "café" certamente será mais barato do que pagar pelo que você fez de errado. De novo, a lei do mais esperto entra em ação e muita gente se deixa corromper.

9. "Contrabando Gourmet"
Quem nunca viu aquele amigo indo para o exterior lotado de pedidos de quem ficou por aqui. “Me compra um Iphone 6 e finge que ele é seu, tira da caixa”. É um contrabando "gourmet", um pouco mais sofisticado do que já existe há décadas na velha fronteira com o Paraguai. Quem passa a perna na Receita Federal, muitas vezes, é tratado como herói no Brasil, quando deveria ser chamado de corrupto. Concordam?

10. Gatonet
Muita gente já ouviu falar naquele aparelhinho mágico que “abre todos os canais da sua TV a cabo”. Basta pagar uma vez e pronto, você tem todos os canais livres para consumo. Se não rolar dessa maneira, tem o primo do amigo do irmão que trabalha na operadora de TV a cabo e consegue liberar tudo por uma quantia bem camarada. Mais uma vez, a corrupção entrando na casa de cada um.


#Disse

Carlos Leonardo

Fonte:  Terra.com.br



#CONVITEAPROSA
Leia o texto na sua íntegra.

Dê sua opinião



quarta-feira, 18 de março de 2015

Que medidas precisam ser tomadas para impedir a corrupção?


Política
  



#COMENTÁRIO

Dois dias depois de uma massacrante demonstração de insatisfação pública mostrada nas ruas por brasileiros, vem a senhora presidente e sua equipe demonstrando sensibilidade ao fato ocorrido, achando que um simples pronunciamento vazio, repleto de promessas já prometidas, faz entender que a nação aceita-a novamente com a apresentação de um pacote de medidas contra corrupção que se instalou no País. Com uma equipe de desconexa, a presidente tenta agilizar a aprovação de medidas que não representam em nada para o momento, para a situação precária em que se encontra o País.  Essas medidas da maneira como ela está querendo, podem vir a favorecer o Brasil a longo prazo, mas o problema é que o povo reclama a situação que o País se encontra hoje, o desencontro do governo entre suas diversas partes, setores, as equipes administrativas não se conversam e não se aceitam,  cada uma falando de maneira diversa, tentam descobrir a varinha mágica que fará com que o Brasil retome seu curso natural. Não são com medidas paliativas que esta situação degradante do País poderá melhorar, há que se tomar medidas drásticas cortando na própria pele, pústulas criadas pelo mal corruptor, ao mesmo tempo, iniciar um processo de incutir na cabeça dos brasileiros uma educação de moral acirrada, coisa que esta geração perdeu e essa moral poderá futuramente criar brasileiros sérios, brasileiros batalhadores, mas isso só será possível para os netos de nossos filhos, só existirá isto concretamente ao decorrer de mais de 50 anos no mínimo e isso tem que começar já, para que o Brasil sobreviva, tudo isso tem que começar já.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: BBC Brasil

Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:

#CONVITEAPROSA
Que tal pedirmos aos nossos filhos que ensinem a seus filhos a moral, a honra...

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



segunda-feira, 16 de março de 2015

Após protestos, Dilma reúne novo grupo de articulação política


Na Côrte
  




#COMENTÁRIO

Nunca se viu na história televisiva brasileira uma maré em verde e amarelo do tamanho e volume por esse Brasil afora. Brasileiros vestindo qualquer coisa que pudesse relembrar as suas cores, as cores da bandeira nacional, chegaram até a usar camisetas de futebol de uma malfadada seleção de futebol e isso os levou a serem chacotas por parte de petistas encabulados. Mas não cabe aqui estarmos preocupado com partidos, com uma minoria de ideias centradas, inflexíveis de como administrar um país. O povo brasileiro de um modo geral deu mostras de o quanto está cansado de tudo isso. O brasileiro misturou alta classe e pobres e saíram às ruas para mostrar o descontentamento com o governo, isto tem que ser visto pelo governo, isto tem que ser respeitado pelo governo. Amigos meus que são defensores das ideias petistas, do governo petista e isto é um direito deles, muitos encontram se perdidos entre continuar a defender as cores vermelhas ou admitir que tudo está sendo feito errado. Essa saída às ruas mostra que o povo está querendo as respostas imediatas, está querendo tomada de decisão em cores verde amarelo e não em vermelho, está carecendo de mais transparência nos altos de Brasília, a presidente não pode se esconder após uma manifestação dessa, não deveria ter mandado eméritos desconhecidos ministros a falarem em seu nome, o povo está cansado de ouvir o que é uma outra enrolação, uma embromação, isso deixa muito claro a todos que não são adeptos às cores vermelhas, que o governo não tem uma carta na manga para colocar o e dizer que de agora em diante vai ser. Mas esse “vai ser assim” tem que começar com exemplos vindos de cima, cortando na própria carne do governo, uma passando cabeças em guilhotinas. Fazer o Brasil produzir novamente, fazer este Brasil educar-se novamente...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: Globo.com

Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:
Protesto em SP fica marcado como um dos maiores dos últimos tempos

Saiba mais

#CONVITEAPROSA
Como você vê a reação do governo?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).