sábado, 8 de novembro de 2014

Metade dos calouros da USP está entre os 20% mais ricos do Brasil


Sociedade

 




#COMENTÁRIO

Um fato que já é de conhecimento de muita gente. Os motivos que fazem com que as coisas aconteçam dessa maneira, é que deve ser levado em consideração. Como a própria pesquisa detalhada abaixo nos mostra, pessoas que poderiam pagar mensalidades sem muito esforço, representam cinquenta por cento do efetivo de alunos que adentraram a universidade neste ano. Eles são oriundos de escolas particulares cujos cursos foram pagos. Tomando-se por base que a escola pública está em franca decadência com seus métodos de ensino muito abaixo das escolas particulares, é fácil presumir que as chances desses alunos ingressarem em uma universidade são muito pequenas por seus conhecimentos adquiridos e fixados. Outro fator muito importante e que influencia em muito o resultado dessa pesquisa é o apoio familiar ao aluno. No seio da antiga classe média era considerada uma prioridade que seus filhos fizessem algum curso e especial em faculdades ou se possível, numa universidade. Essa realidade não se aplica na maioria das famílias de classes menos abastadas, cuja prioridade das mesmas é o aumento de receita com a entrada desse jovem ao mercado de trabalho.
Essa diferenciação altera totalmente os resultados de ingressos nas faculdades e universidades do País e é exatamente sobre isso que deveria haver um plano governamental de incentivo às famílias, para que possamos elevar o nível de escolaridade brasileiro.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Não deveria haver mais programas governamentais de incentivo à universidade?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Batismo de navios gigantescos marca virada da indústria de cruzeiros


Sociedade
  



#COMENTÁRIO

Uma realidade inatingível para mais de noventa por cento da população brasileira, esses resorts flutuantes são vistos por eles como um filme de ficção científica. Ainda assim, milhares de brasileiros se deliciam por dias em suas plataformas e andares repletos de novidades e luxo. Podemos considerar uma fuga temporária para alegria dos espíritos sofridos dos brasileiros e por isso só já é uma grata realização, quem dera fosse possível por um dia somente que pessoas simples pudessem ver isso.
Isto não é uma propaganda, apenas é uma breve maneira de mostrar realidades diferentes à brasileiros que vivem num limite muito estreito de conhecimento ao seu redor.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Que tal um dia estar nos salões de festa de um gigante como estes?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pacientes derrubam na Justiça limite imposto pelo governo para doações de medula óssea no país


Saúde


 A servidora pública Fabiana Ikeda, que espera há um mês num hospital particular de Brasília por um doador compatível: ‘o transplante é minha única expectativa de vida’ - André Coelho / Agência O Globo



#COMENTÁRIO

Há algumas coisas que se fica sabendo que podemos chamar de materialização do absurdo. Lendo a reportagem abaixo, apesar de não estarem bem detalhadas as razões, não é possível se imaginar os motivos que levam ao Ministério da Saúde limitar os testes de compatibilidade para candidatos doação de medula óssea.
A necessidade de transplante desses pacientes é inquestionável, as dificuldades de compatibilização são imensas, por que razões a burocracia tem que complicar esse quadro sofrido? Não pode ser considerado o custo, uma vez que as despesas para confecção desses testes parecem ser muito baratas em relação a outros exames.
Acima de tudo isso, teoricamente o Ministério da Saúde deveria representar a facilitação de atendimento a todos pacientes em suas necessidades básicas.


#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo


Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:

#CONVITE

Não acha que a burocracia não deveria interferir nos procedimentos médicos?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).


Ipea mostra que aumentou número de miseráveis no país em 2013

                                                                                                             
Cidadania




#COMENTÁRIO

Há muita contestação dos simpatizantes do partido no poder sobre os comentários em massa na internet, alguns até maldosos, outros sem noção nenhuma do que se diz, alguns instigando atos de violência. O problema disso tudo é o separativismo que está surgindo, não regional como erroneamente se apregoa, mas de esquerda radical e liberal.
Apesar de toda essa situação ruim no País, de brigas e agressões verbais entre brasileiros, é impossível se deixar levar pela chegada diária de notícias ruins, pela revelação e tomada de ações contrárias a tudo aquilo que foi prometido e imputadas como situações adversas do opositor caso fosse eleito.
Esse quadro que poderia facilmente ser chamado de catastrófico, reflete muito bem o que se vê nas ruas, em conversas em filas de supermercados, em bate papo descompromissado de idosos na praça: - “Nunca se viu em pós-eleição alguma no Brasil um clima tão deprimente, os eleitores derrotados não se conformam e continuam buscando provas cabais para destituir o candidato eleito, os eleitores vencedores do pleito, murcham-se, escondem-se e não apresentam a sua tão conhecida empáfia como que desiludidos, seus heróis políticos agem contrariamente ao que prometeram, seu próprio partido político está se digladiando entre si”.
Para complicar tudo isso, o outro terço da população não alinhada a qualquer partido, dispara fortemente contra todos os políticos independentes das siglas que trazem no peito...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo


Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:


#CONVITE

Qual o futuro deste País após as eleições?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



A jovem Janecleide Fernandes cata sururu desde menina para sobreviver. Estudou até o quinto ano, mas mora com o filho de 3 anos numa palafita sem direito a banheiro, água encanada nem ligação oficial de luz elétrica - Hans von Manteuffel 



terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governo venezuelano assina convênio com o MST


Política



Movimentos sociais venezuelanos assinam convênio com o MST - Reprodução / Telesur 


#COMENTÁRIO

Está tudo certo mesmo?
Algumas coincidências de eventos e datas começam a se aflorar pós-eleição presidencial no Brasil. Que tipo de troca de experiências úteis à Nação poderia se filtrar de um encontro entre Comunas e Movimentos Sociais e MST?
Como está se tornando hábito no Brasil, outro evento que passou em branco pelas mídias, sem notificação alguma, não fosse essa divulgação de TV Telesur da Venezuela.
Algumas coisas se tornam incompreensíveis se não participamos da linha do pensamento radical socialista, por exemplo, poderíamos falar sobre os braços de militância como os Movimentos Sem Terra, Sem Teto, os quais são subsidiados pelo próprio governo federal para se virar contra o próprio povo, que este deveria defender.
Excluindo as finalidades desses movimentos, poderíamos dizer sem qualquer medo de erro que seus métodos de ação são extremamente prejudiciais às outras pessoas que não têm nada a ver com o assunto e ficam desamparadas sem qualquer proteção de ninguém. O método de ação desses militantes coloca-os acima de qualquer consciência de julgamento ou de pesar sobre as agressões sofridas pela população em seu também direito de ir e vir, de viver sua vida em paz. De não se envolver.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo

#CONVITE

Como você vê a aproximação dos MST com militantes venezuelanos?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



 Imagens divulgadas pela TV venezuelana Telesur, que recebeu o convênio firmado com o MST como uma iniciativa para desenvolver a economia comunitária - Reprodução / Telesur

MPF pede que cubanos do Mais Médicos recebam seus salários diretamente do governo brasileiro


Política


MPF pede que cubanos do Mais Médicos recebam seus salários diretamente do governo brasileiro 


#COMENTÁRIO

Nada mais que justa essa tomada de posição do MPF, apesar de questionável, a presença dos médicos cubanos no Brasil, trouxe muitos benefícios à população que se via alijada de atendimentos por causa de atitudes mercenárias de médicos brasileiros não convertidos à promessa de atender aos necessitados. Na outra ponta da estória, está a forma de pagamento desses médicos cubanos; fala-se e ninguém tem certeza disso, que as remunerações desses médicos pela prestação de serviços é de uma parte em mãos para sua manutenção e outra depositada em nome do mesmo, como uma poupança, mas lá em Cuba. Desses Dez mil reais pagos a cada médico, ninguém sabe os percentuais repassados, uma vez que nesse meio participam a OPAS e o próprio governo cubano.
O MPF posiciona-se a favor do pagamento direto aos médicos e isso é muito justo. Se eles se dispuseram a fazer o serviço que médicos brasileiros se recusam a fazer, irem a lugares extremamente pobres que não enriquece ninguém, atender pacientes de graça à troca de galinhas e cestas de verduras... Sim, eles merecem receber integralmente seus salários contratados! O Brasil não pode e não quer fazer o que eles fazem pelo Brasil!

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo


#CONVITE

O pagamento desses médicos não deveriam serem feitos diretamente?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Operadoras terão de entregar pelo menos 80% da velocidade de internet contratada


Cotidiano






#COMENTÁRIO

Da mesma maneira que malhamos o governo por seus erros e abusos, também devemos aplaudir quando há acertos e regulação de benefícios à população. Está valendo do dia primeiro de novembro para cá, a nova regra da velocidade nos serviços de internet fixas e moveis. Essa era uma das grandes reclamações dos usuários e só se tornou realidade após a Copa do Mundo aqui no Brasil.
A partir desta data é possível mensurar a velocidade das transmissões para uploads e downloads nos aparelhos fixos e móveis e se constatada transmissão abaixo de seu plano contratado, passa ser possível uma reclamação judicial pelo não atendimento do serviço a que contratou junto à operadora. Os métodos para isso ainda não estão muito claros e devemos aguardar mais informações sobre o assunto, mas é bom ficarmos espertos quanto a isso porque normalmente as operadoras deixam a desejar sobre esse assunto.
Fique esperto(a)!

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITE

Você tem contrato de banda larga em seus aparelhos com internet?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).


Ato em São Paulo pede impeachment de Dilma e intervenção militar


Sociedade
  




#COMENTÁRIO

Estamos vendo uma reedição das marchas de protesto de junho de dois mil e treze, onde o objetivo inicial era um e transformou-se posteriormente em outra coisa ao seu final? Novamente se vê a pluralidade de reivindicações em pauta nos gritos de ordem e nas entrevistas dos participantes. Vê-se também a presença de bandeiras usadas na campanha eleitoral, conforme o tipo de reivindicação, uma bandeira é apresentada. Diferentemente da Marcha dos Vinte Centavos, não se sente a presença dos fatídicos Mascarados Black Blocs e aparentemente os manifestantes são pacíficos, sem destruírem bens públicos. Por enquanto não houve conflitos com a polícia.
O fato mais marcante é o total desinteresse pelas mídias faladas e televisivas, havendo somente ampla cobertura e divulgação através das redes sociais, que possivelmente tenham sido o veículo de união e aceleração do processo em andamento.
Como ainda tudo é muito confuso, devemos aguardar as próximas manifestações, se elas ocorrerem, para podermos definir os reais motivos e objetivos dessas manifestações, se elas tomarão corpo e passarão a ser um ato reivindicatório expressivo ou se transformarão em apenas atos isolados e sem gerência, que se esvaziam pela falta de objetividade como aconteceu em junho de dois mil e treze.

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITE

Como você vê este novo movimento reivindicatório que está acontecendo?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).




 Protesto contra crise da água reúne manifestantes em Pinheiros

domingo, 2 de novembro de 2014

Esquerda latino-americana busca se adaptar após vitórias eleitorais


Política


 Presidente da Bolívia, Evo Morales, discursa após ser reeleito



#COMENTÁRIO

Nos últimos vinte anos o continente sulamericano tem visto crescer e avolumar a maré vermelha do esquerdismo radical. Com métodos agressivos de abordagem a temas como direitos humanos e trabalhistas, despertou forte aceitação nas classes sociais mais pobres dos países em que se instalaram. No Brasil especificamente, um país de maioria católica, onde os programas de exaltação dos pobres pelas Campanhas da Fraternidade que ela coordena, incutiu na população a necessidade de se rebelar-se contra a simples aceitação das imposições das classes mais evoluídas e ricas. O estímulo à busca de melhorias trabalhistas jogou-os de encontro aos líderes aprendizes dos movimentos esquerdistas que estavam se formando após o fim da Ditadura Militar. Sem saber muito bem o que estava acontecendo, e pelas “coincidências” de fins, acenderam ao movimento, engrossando-o e tornando cada vez mais poderoso até que mais ou menos ao meio desse tempo transcorrido, assumiram o poder da república.
A partir daí, o caminho ficou facilitado para o crescimento definitivo do tom vermelho em solo verde e amarelo. Longe de ser um a unanimidade nacional, as esquerdas declaradas, agraciavam seus eleitores ferrenhos com benécias baratas para os bolsos do governo, como seu próprio líder, Lula, falava que “se enganavam os índios, dando-lhes espelhinhos de presente”.
Durante esses quase vinte anos de mandato da situação, a nação brasileira subdividiu-se politicamente em partidos formados por dissidências dos partidos majoritários pós-militarismo. Os políticos passearam de legendas em legendas até encontrarem satisfação a seus anseios políticos e de projeção nacional, sem qualquer ligação ideológica.
Tudo veio transcorrendo dentro das conformidades, mesmo com lances de muita discussão e agressões mútuas em suas campanhas, até que ocorreram as prévias eletivas de dois mil de catorze, quando tudo se explodiu em manifestações de desagravo entre pessoas da população. Isto dividiu o País em três grandes correntes de pensamento, uma de esquerda que apoia a situação, outra também de esquerda que é oposição ao governo e uma terceira força ainda em formação que é composta de pessoas que desacreditam nos políticos em cena, de ambos os lados, que discordam dos métodos, das finalidades e dos meios usados para execução das proposições. E é exatamente com essa terceira força que os políticos atuais devem se preocupar, devem reaprender a negociar, a relacionar-se. Esse deverá ser o caminho que a América Latina deve transcorrer...

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

Você consegue enxergar o surgimento dessa força?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).