sexta-feira, 27 de junho de 2014

Governo lança site para queixa de consumidor


#COMENTÁRIO

Como é bom a antevéspera de eleições... As coisas começam a acontecer aos borbulhões... Se vão funcionar, é outra conversa...

Estamos-nos evoluindo, agora temos um canal “online” para se postar reclamações sobre abusos e desrespeito à nós pobres consumidores... É a dissimulação da ideia petista de reclamar de tudo... reclamar... reclamar...

Se vamos ser atendidos é outra coisa. A própria secretária nacional do Ministério da Justiça, órgão criador do espaço comunicativo, já diz que o papel da autarquia é de só monitorar os resultados das empresas no atendimento do cliente. Não há qualquer envolvimento do Ministério no processo.

Resta-nos torcer para que a ideia dê frutos e haja aceitação popular, uma vez que o fato de ter-se que cadastrar para postar por um lado é muito bom, dá seriedade à coisa, mas por outro lado o brasileiro não gosta muito de se expor. Reclamar “em off” é mais fácil...

#Disse

Carlos Leonardo


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RENATA AGOSTINI - DE BRASÍLIA - 27/06/2014

Consumidores terão agora um canal do governo na internet para se queixarem de um produto ou serviço e tentar solucionar o problema.
Trata-se do portal consumidor.gov.br, que será lançado pelo Ministério da Justiça nesta sexta-feira (27). Por meio dele, os consumidores poderão entrar em contato com a empresa responsável e registrar a reclamação.
Para isso, contudo, é preciso que a companhia tenha firmado acordo com o governo, concordando em participar do projeto. Os consumidores terão de fazer um cadastro no portal, informando dados pessoais como endereço e número de CPF.
"Queremos que seja um site efetivo, e não um muro de lamentações. Será um serviço público com espaço para monitoramento das queixas pelo governo e pelas agências reguladoras", afirma Juliana Pereira, secretária nacional do consumidor do Ministério da Justiça.



O site já pode ser acessado por meio do endereço www.consumidor.gov.br, mas, por enquanto apenas 11 Estados e o Distrito Federal poderão utilizá-lo. A meta do governo é que até o dia 1º de setembro o uso esteja liberado para todo o país.
Por enquanto, 118 empresas já aderiram. Elas se comprometeram, assim, a "analisar e investir todos os esforços para solucionar o problema", segundo Pereira.
O prazo estipulado pelo governo para o atendimento das demandas é de dez dias.
O site funcionará como uma espécie de Procon virtual, mas sem o poder de polícia da instituição. Não há previsão de multas ou punições para as companhias que não resolvam a queixa ou não atendam o consumidor dentro do prazo.
A ideia é que o site facilite o contato entre consumidores e empresas e ajude a desafogar os Procons.
"Há uma série de questões do consumidor com as quais o Estado tem de se preocupar e não faz porque está ocupado com a geladeira com defeito ou o atendimento que não ocorreu. As empresas podem e devem solucionar isso. Por que precisa do Estado no meio?", diz Pereira.
Parte das informações registradas no site será pública, como o assunto da queixa e a empresa que recebeu a reclamação. A identidade do usuário e seus dados pessoais serão mantidos sob sigilo.
Para montar o projeto, o Ministério da Justiça entrou em contato inicialmente com as empresas que costumam receber o maior número de reclamações nos Procons, como operadoras de telefonia, bancos e grandes varejistas. A adesão, contudo, foi grande e já há companhias na lista de espera, diz Pereira.
Entre as empresas que já firmaram acordo, estão as redes de varejo Casas Bahia e Magazine Luiza, as operadoras de telefonia Oi, Tim, Claro e Vivo, as operadoras de plano de saúde Amil e Bradesco Saúde e as fabricantes Consul e Samsung.

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