domingo, 4 de janeiro de 2015

Reforma do Ensino Médio e valorização dos professores serão prioridades, segundo Cid Gomes


Na Côrte




#COMENTÁRIO

Promessas vazias e sem qualquer sinal de comprometimento é o que se vê ultimamente nos pronunciamentos de políticos, independente do partido a que pertence. Todo discurso que se apresenta traz a mesma configuração: - “um monte de promessas para elevar a esperança de melhorias por parte dos simpatizantes e uma lista enorme de elogios às ações tomadas até então, para que todos tomem conhecimento do prodigioso feito.”
Não há profundidade de intenções nas propostas apresentadas, sempre são deixadas para serem estudadas por uma equipe.
Qualquer brasileiro que se preze está apto para indicar o problema da educação escolar no Brasil, menos os políticos que insistem em começar a consertar a casa pelo telhado. Quando será que aprenderão a olhar a profundidade de um problema e atacá-lo na raiz?
Nós já comprometemos os próximos cinquenta anos e muito provavelmente, os próximos cem anos (duas gerações) na educação brasileira, com essas conversas “para inglês ver”, sem qualquer objetividade, sem qualquer interesse de melhoras para nosso povo brasileiro. Podemos facilmente constatar que mais de oitenta por cento dos jovens brasileiros são analfabetos diplomados. Simples, compare seus conhecimentos curriculares junto aos seus, filhos ou filhos de amigos. E a pior constatação disso é que talvez não tenhamos condições de aferir nossos conhecimentos com eles...

#Disse

Carlos Leonardo


#CONVITEAPROSA
Você se considera apto para isso?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).



               
(Brasília) – Mal assumiu a pasta da Educação em Brasília e o novo ministro, Cid Gomes, já afirmou que a reforma do Ensino Médio, as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação – PNE – e a valorização dos professores serão os principais focos de seu gabinete.

Logo no início de seu discurso de posse, ocorrida ontem (sexta-feira, 02), Cid Gomes fez questão de lembrar que Dilma, falando à Nação um dia antes, deixou claro que seu segundo mandato terá como principal pilar a educação.

Falando diretamente aos professores, o ministro afirmou que eles, enfim, terão seu trabalho reconhecido e valorizado: “Gostaria de me dirigir a todos os professores brasileiros. Sou filho e irmão de professores. Minha experiência como prefeito e governador me ensinou ainda mais sobre a necessidade do corpo docente. Pretendo me reunir com seus representantes, vamos valorizar e reconhecer seu trabalho. Meu gabinete estará sempre aberto para receber conselhos, críticas e ajuda”, afirmou.

O ex-governador cearense deu ênfase também à ampliação e reforma curricular do Ensino Médio, chamando os professores a auxiliarem nesta empreitada. Para ele, “no ensino médio temos um desafio especial, que é, além de ampliar o acesso, reformar o seu currículo, compreendendo as características regionais de cada estado e município brasileiro. Para que tenhamos êxito será necessário todo o apoio de professores e universidades”.

Metas – Cid Gomes entende que cinco metas do PNE são fundamentais e urgentes ao avanço da educação brasileira nos próximos anos: a primeira é a garantia ao acesso das crianças menores de 3 anos às creches; a segunda diz respeito à universalização do acesso à pré-escola para crianças com até 5 anos de idade; a terceira meta refere-se à ampliação das vagas ao ensino de tempo integral; a quarta, enfatizou, é a melhoria da qualidade do ensino nas escolas, e; a quinta, é o incremento da expansão do número de vagas no Ensino Superior.

Em seu discurso de despedida, o agora ex-ministro Paim disse que, entregando o comando do Ministério da Educação (MEC) ao seu novo titular, fecha-se um ciclo de onze anos de trabalho de democratização do acesso á educação, notadamente à população de baixa renda. Segundo sua avaliação, o grande avanço do MEC durante esta década foi o sucesso da implantação do sistema de cotas.

“A lei de cotas, considero a política mais importante que este governo fez. Conseguimos inverter a lógica de que só estudantes de escolas privadas conseguiam acessar as universidades públicas neste país”, afirmou, agradecendo aos presentes.

Agenda cheia - Segundo a assessoria do gabinete, a agenda de Cid Gomes já está bem concorrida neste primeiro mês de trabalho. Logo no início da próxima semana o novo ministro divulgará a tabela de reajuste do piso salarial nacional dos professores, determinado por Lei, segundo indicações do corpo técnico do próprio MEC. Na semana seguinte haverá a divulgação dos últimos dados compilados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, antes do final de janeiro, ainda está programada a abertura das inscrições para o SISU - Sistema de Seleção Unificada de 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?