Sociedade
|
#COMENTÁRIO
Uma realidade inatingível para mais de
noventa por cento da população brasileira, esses resorts flutuantes são vistos por
eles como um filme de ficção científica. Ainda assim, milhares de brasileiros
se deliciam por dias em suas plataformas e andares repletos de novidades e
luxo. Podemos considerar uma fuga temporária para alegria dos espíritos sofridos
dos brasileiros e por isso só já é uma grata realização, quem dera fosse
possível por um dia somente que pessoas simples pudessem ver isso.
Isto não é uma propaganda, apenas é uma
breve maneira de mostrar realidades diferentes à brasileiros que vivem num
limite muito estreito de conhecimento ao seu redor.
#Disse
Carlos Leonardo
#CONVITE
Que tal um dia estar nos salões de festa
de um gigante como estes?
Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).
SILVIO CIOFFI - DE SÃO
PAULO - 06/11/2014
Nesta sexta-feira (7), quando um gigante de 132.500
toneladas passar por sua cerimônia de batismo, companhias de cruzeiro globais
terão confirmado que, para continuar a crescer, a parte mais inovadora da
indústria está apostando na construção de transatlânticos que não são apenas
grandes. São gigantescos.
O mais novo meganavio, o Costa Diadema, é da
italiana Costa Cruzeiros/Costa Crociere, empresa que pertence ao grupo Carnival
Corporation.
Na concorrente Royal Caribbean/RCCL, a história não
é muito diferente: será batizado, no próximo dia 14, o gigantesco
transatlântico Quantum of The Seas, de 168.000 toneladas, em Cape Liberty,
perto de Nova Jersey.
Ambos têm capacidade para mais de 4.900 hóspedes
cada um e, guardados os estilos de suas companhias, sinalizam que, no
competitivo mundo dos cruzeiros marítimos, é essencial investir no tamanho, no
luxo e nas atrações exclusivas. Segundo dados da Clia Cruise Line, que monitora
o setor, a indústria global de cruzeiros prevê embarcar 21,7 milhões de
passageiros até o final deste ano. Investiram-se US$ 7,2 bilhões na temporada
2013/2014, colocando 29 novos navios em operação e aumentando a capacidade de
transportar passageiros em mais de 34 mil leitos.
Foi-se o tempo em que os navios de passageiros
eram, primordialmente, um meio de transporte entre diferentes portos: hoje, são
resorts flutuantes. Ou, como diz Renê Herrman, diretor-geral da Costa Cruzeiros
para a América Latina, "viraram navios-destino, com atrações e serviços a
bordo para entreter aqueles que buscam passar a maior parte do cruzeiro na
própria embarcação". Apelidado de "A Rainha do Mediterrâneo", o
Costa Diadema foi construído na Itália e é, segundo Herrman, o maior de
bandeira italiana no mundo. Custou € 550 milhões e tem 300 m de comprimento, 37
m de largura e possui 1.862 cabines que acomodam até 4.947 passageiros.
Já o Quantum of The Seas, construído na Alemanha,
tem 348 m de comprimento, 41 m de largura e capacidade para 4.905 hospedes e
entrará em operação comercial uma semana depois do batismo, no dia 18 deste
mês.
Consumiu investimentos de € 1,7 bilhão e tem
inovações tecnológicas inéditas, como robôs bartenders, cápsulas de vidro que
levam os hóspedes a mais de 90 m de altura em um giro de 360 graus e um
simulador que proporciona a experiência de paraquedismo em alto-mar. No Costa
Diadema, algumas das novidades em relação aos supertransatlânticos existentes
são um spa que ocupa quatro andares da embarcação e novos espaços
enogastronômicos.
NOVO PATAMAR
Para Ricardo Amaral, diretor da Royal
Caribbean/RCCL para a América Latina e Caribe, o Quantum of the Seas leva o
mercado de cruzeiros marítimos a um novo patamar. Ele aposta em restaurantes de
chefs renomados, como Jamie Oliver, e será o primeiro de três navios da
homônima classe Quantum: terá um gêmeo, o Anthem of The Seas, que será lançado
ao mar em 2015, e o Ovation of The Seas, cujo batismo será feito em 2016.
"Os hóspedes estão cada vez mais exigentes.
Buscam o mais exclusivo, o mais luxuoso, o mais diferenciado ou o maior do
mundo", diz Amaral.
TEMPORADA BRASILEIRA
No Brasil, onde a temporada de cruzeiros 2014/2015
está começando neste início de novembro, dez navios estarão realizando, até
abril, 239 roteiros de viagens. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros
Marítimos (Abremar), eles devem carregar 640 mil passageiros (número semelhante
ao da temporada anterior).
Além da Costa Cruzeiros e a Royal Caribbean, que
estarão presentes, respectivamente, com as embarcações Costa Favolosa, Costa
Pacifica e Splendour of The Seas, está prevista a operação dos transatlânticos
MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Preciosa, do Pullmantur Empress,
Pulmantur Sovereign e Pullmantur Zenith.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qual a sua opinião sobre isso?