terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governo venezuelano assina convênio com o MST


Política



Movimentos sociais venezuelanos assinam convênio com o MST - Reprodução / Telesur 


#COMENTÁRIO

Está tudo certo mesmo?
Algumas coincidências de eventos e datas começam a se aflorar pós-eleição presidencial no Brasil. Que tipo de troca de experiências úteis à Nação poderia se filtrar de um encontro entre Comunas e Movimentos Sociais e MST?
Como está se tornando hábito no Brasil, outro evento que passou em branco pelas mídias, sem notificação alguma, não fosse essa divulgação de TV Telesur da Venezuela.
Algumas coisas se tornam incompreensíveis se não participamos da linha do pensamento radical socialista, por exemplo, poderíamos falar sobre os braços de militância como os Movimentos Sem Terra, Sem Teto, os quais são subsidiados pelo próprio governo federal para se virar contra o próprio povo, que este deveria defender.
Excluindo as finalidades desses movimentos, poderíamos dizer sem qualquer medo de erro que seus métodos de ação são extremamente prejudiciais às outras pessoas que não têm nada a ver com o assunto e ficam desamparadas sem qualquer proteção de ninguém. O método de ação desses militantes coloca-os acima de qualquer consciência de julgamento ou de pesar sobre as agressões sofridas pela população em seu também direito de ir e vir, de viver sua vida em paz. De não se envolver.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo

#CONVITE

Como você vê a aproximação dos MST com militantes venezuelanos?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



 Imagens divulgadas pela TV venezuelana Telesur, que recebeu o convênio firmado com o MST como uma iniciativa para desenvolver a economia comunitária - Reprodução / Telesur


Documento foi assinado por Elias Jaua para ‘fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista’
 O GLOBO - 03/11/2014

SÃO PAULO — O ministro para Comunas e Movimentos sociais da Venezuela, Elias Jaua, cuja babá foi presa em São Paulo ao tentar ingressar no país com uma arma guardada em uma maleta, assinou um convênio com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), conforme ele mesmo definiu, “para fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista”. O convênio, de acordo com o MST, prevê estritamente cursos de formação na área de produção agrícola.
O acordo foi firmado no final do mês passado na sede da Escola Nacional Florestan Fernandes, do movimento sem-terra, em Guararema, a 80 quilômetros de São Paulo. A escola promove cursos de formação política e técnica para movimentos sociais do Brasil e da América Latina. Em discurso em Guararema, Jaua, que foi chanceler do ex-presidente Hugo Chávez, afirmou:
— Firmar esse convênio para incrementar a capacidade de intercâmbio de experiências, de formação, para fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista, que é a formação da consciência e da organização do povo para defender o que já foi conquistado e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista.
A declaração foi divulgada pela TV venezuelana Telesur, que recebeu o convênio firmado com o MST como uma iniciativa para desenvolver a economia comunitária.
A babá contratada pela família de Jaua foi presa no dia 24 de outubro ao tentar passar pela imigração com uma arma. Ela já foi liberada e o ministro afirmou que o armamento pertencia a ele e que a viagem com a arma tratou-se de um “erro involuntário” da babá. Ele estava no Brasil com a família para participar justamente do evento com o MST em Guararema e para acompanhar a esposa que passava por um tratamento de saúde em São Paulo. Com o episódio, ele disse ter encurtado sua viagem retornando a Caracas em um avião da estatal de petróleo venezuelana, a PDVSA.
Segundo Jaua, a babá Yaneth Anza viajara ao Brasil para auxiliar o ministro nos cuidados com a mulher dele, internada em um hospital de São Paulo.
O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), protocolou na sexta-feira passada no Ministério da Justiça e na procuradoria regional de São Paulo um pedido de abertura de investigações sobre possível prática de crime contra a segurança nacional e contra a ordem política e social cometido pelo ministro venezuelano. O tucano destaca que, além da arma, a suposta babá estava com documentos de “doutrinação política e ideológica”. Observou ainda que o ministro Elias Jaua Milano estava no Brasil para fechar acordos com o MST.
O Ministério da Justiça afirmou que está avaliando o pedido feito pelo líder do PSDB, mas que não há prazo para responder ao parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?