Cotidiano
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#COMENTÁRIO
Da mesma maneira que malhamos o governo
por seus erros e abusos, também devemos aplaudir quando há acertos e regulação
de benefícios à população. Está valendo do dia primeiro de novembro para cá, a
nova regra da velocidade nos serviços de internet fixas e moveis. Essa era uma
das grandes reclamações dos usuários e só se tornou realidade após a Copa do
Mundo aqui no Brasil.
A partir desta data é possível mensurar
a velocidade das transmissões para uploads e downloads nos aparelhos fixos e
móveis e se constatada transmissão abaixo de seu plano contratado, passa ser
possível uma reclamação judicial pelo não atendimento do serviço a que
contratou junto à operadora. Os métodos para isso ainda não estão muito claros
e devemos aguardar mais informações sobre o assunto, mas é bom ficarmos
espertos quanto a isso porque normalmente as operadoras deixam a desejar sobre
esse assunto.
Fique esperto(a)!
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Canal
de Tecnologia
#CONVITE
Você tem contrato de banda larga em seus
aparelhos com internet?
Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).
Desde o último sábado (01) as operadoras estão
tendo que atender a uma nova regra de limite mínimo de velocidade de internet.
Pela regra definida pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), 80% é a
taxa mínima de velocidade que as empresas devem fornecer aos seus clientes de banda
larga fixa e móvel.
Isso significa que em um plano de 10 Mbps a média
mensal de velocidade fornecida dever ser de pelo menos 8 Mbps. Para
medir a qualidade de conexão, a Anatel aplica dois parâmetros: a taxa de
transmissão instantânea e a taxa de transmissão média. Essa média é tida
com base na taxa de transmissão instantânea, que representa o momento exato em
que a conexão é medida. Neste caso, a taxa de transmissão mínima
seria de 4 Mbps, mas a velocidade oferecida no restante do mês deve compensar
para que a operadora cumpra a meta exigida.
Em parceria com usuários que se inscreveram no
programa Brasil Banda Larga, o órgão realiza medições durante todo
mês para poder estabelecer um nível de qualidade da conexão por meio dos
roteadores instalados nas casas dos clientes.
Já para as conexões móveis, as medições são feitas
em escolas atendidas pelo projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.
Assim, os consumidores que desejam monitorar a qualidade da internet móvel em
seu tablet ou smartphone podem utilizar o aplicativo Brasil Banda Larga para Android ou iOS.
Estes novos parâmetros fazem parte de um projeto
que visa melhorar gradativamente a qualidade do serviço de banda larga
no Brasil. Desde 2012, as operadoras devem cumprir as regras de qualidade do
serviço. No início do projeto, o limite da velocidade média era de 60% e, em
2013, passou a ser de 70%. Antes que essa determinação entrasse em vigor, as
operadoras eram obrigadas a disponibilizar apenas 10% da velocidade de internet
contratada pelos consumidores.
As novas exigências feitas pela Anatel trazem um
maior investimento no setor de telecomunicações, já que as operadoras que
prestam serviço de banda larga fixa e móvel devem investir em suas estruturas
para garantir a velocidade mínima para seus clientes.
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