Mídia
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Movimentação para o Black Friday 2013 em
hipermercado no Anhanguera, zona oeste de São Paulo
#COMENTÁRIO
Black Friday, uma moda que pegou no
Brasil! O nosso constante e insaciável desejo de consumo é massageado pelos
publicitários de plantão. E, como sucesso deles, atiramos-nos de cabeça e às
vezes quebramos a cara por não estarmos atentos a pequenos detalhes de quando
se faz uma compra. Principalmente quando compramos via internet nos sites das
lojas. Esta é uma modalidade de comércio que ainda está em crescimento por não
ter uma aceitação total da sociedade.
Mais boataria que realidade, a compra “online”, carrega uma má fama de risco, de exposição de dados pessoais e outras
tantas alegações que ainda denigrem a imagem dessas lojas virtuais. Salvo
raríssimas exceções, as lojas de uma maneira geral, mantêm um relacionamento de
seriedade para com o cliente comprador, eles procuram alavancar suas vendas por
esse meio e em contrapartida, dão total apoio à sua compra. Se houver qualquer
problema com o produto comprado ou com a sequência normal da compra, eles dão
total suporte, para o seu bem estar; são raros os casos de relacionamentos
atritivos, desde que haja bom senso de ambas as partes.
O que deve se levar
em consideração são as pré-análises das lojas e dos sistemas de venda e de
entrega, isto tem que ser obrigatoriamente analisado com muito esmero antes de
iniciar uma compra. Boa sorte
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Folha
de São Paulo
#CONVITE
Você costuma comprar nessas promoções
relâmpagos?
Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).
DE SÃO PAULO - 25/11/2014
Marcada para a próxima sexta-feira (28), a Black
Friday atrai os consumidores pelas liquidações que as lojas on-line e físicas
concentram em um dia. No entanto, sites congestionados e muitas opções de
compra podem confundir e levar a más escolhas. Leia, abaixo, dicas para evitar
fraudes e falsos descontos e saber como reclamar.
1 - CONHEÇA A LOJA
- Se possível, opte por lojas on-line em que você
já tenha comprado e tido uma boa experiência. Isso é uma garantia a mais de que
o site é idôneo. - Os organizadores do evento também criaram um selo chamado
Black Friday Legal, que indica se a página concordou com um manual de boas
práticas. Cerca de 500 lojas vão mostrar o selo.
- Pesquise a loja virtual escolhida. Em sites como
o ReclameAqui é possível verificar os problemas enfrentados pelos clientes
dessas empresas e as respostas a eles - se há muitas reclamações em períodos
comuns, imagine em uma data em que o volume de operações de equivale a de cinco
dias normais. O Procon-SP também tem um site com e-commerces a serem
evitados. - Veja se a página provê todas as informações sobre o fornecedor, de
preferência na página principal: razão social, CNPJ, endereço físico,
eletrônico, telefone, e-mail e outras formas de contato. Desconfie de lojas que
só informam um telefone celular. - Cuidado ao clicar em links recebidos por
meio de e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail e veja
se corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias
dos originais, mas que servem apenas roubar seus dados.
2 - PREPARE-SE
- Tente não usar computadores públicos, como de Lan
Houses, ou em redes de wi-fi desconhecidas. Isso pode expor seus dados. - Sites
de comparação de preços como Zoom, Buscapé e UOL Shopping vão indicar, com base
na avaliação anterior dos valores, os produtos que estão mesmo com desconto.
3 - SAIA NA FRENTE
- Evite os horários de pico de acessos, quando as
páginas devem ficar mais lentas. Há a expectativa de que isso ocorra por volta
das 12h e das 16h às 17h. - Após decidir o que quer comprar, entre nos sites
previamente, confira os preços e faça "print screen" (reprodução da
tela) dos preços. Isso é importante para não cair em fraudes de promoções
"metade do dobro". - Faça o cadastro antes na loja: é muito provável
que os sites fiquem instáveis e lentos por causa da procura, então é melhor já
estar registrado para evitar esse passo no dia.
4 - HORA DA COMPRA
- Desconfie de ofertas espetaculares. No ano
passado, o desconto médio dos produtos foi de 25%, segundo medição da Sieve
Price Intelligence. O índice máximo encontrado foi 80%. - Tome cuidado com o
frete: na pesquisa antes do evento, veja como é a política de preços de envio
do site e a compare depois. Há sites que aumentam demais o valor do frete, o
que tira a atratividade do desconto. - É importante também saber o valor do
frete para calcular o valor final da compra antes de fechar a aquisição. Pode
ser melhor comprar logo o produto, em vez de escolher um por um e só depois
fechar o pagamento - nesse meio tempo, os itens podem se esgotar no estoque. -
Prefira pagar com cartão de crédito ou com sistemas de pagamento on-line como
PayPal, MoIP ou PagSeguro. É mais fácil conseguir o dinheiro de volta por esses
meios, cancelando a compra: você pode solicitar diretamente à administradora do
cartão o estorno do valor pago. - Verifique se há mesmo anúncio de desconto
para o produto que você está escolhendo. Muitas lojas podem querer faturar
vendendo acessórios ou outros itens com valores acima da média.
5 - ARREPENDIMENTO
- Você tem o direito de se arrepender da compra ou
da contratação do serviço em até sete dias após o recebimento do produto ou da
assinatura de contrato. A loja precisa deixar clara essa opção e o canal para
manifestar o arrependimento. - Se encontrar problemas, uma das opções é entrar
em contato com o Procon. Em São Paulo, o órgão diz que fará a intermediação em
tempo real, por meio do perfil do Twitter @proconspoficial e do Facebook.
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