sábado, 17 de janeiro de 2015

Encontrada em Marte nave espacial britânica perdida desde 2003

Futuro
  
 Imagem da superfície de Marte feita pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter mostra um objeto brilhante reconhecido como a sonda britânica Beagle 2, sumida em 2003; imagem foi feita pela câmera HiRISE, do módulo (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona/University of Leicester)


#COMENTÁRIO

Piti, chilique!
Uma notícia que chega até a tomar tons românticos e nuances de felicidade como um final feliz de novela ou de uma aventura enlatada americana. Encontramos Beagle 2... Ohhhhhh... Que felicidade! Quase chega a ser um sucesso! Quase se esquece do fracasso... Tarã tara...
É, mas como se não fosse suficiente o planeta Terra, agora vamos poluir e deixar lixos em outros planetas.
- Reclamão! Seca pimenteiras! Petista! Ahahahah...
Se fossem organizados e preocupados com a natureza em qualquer ambiente, amarrariam uma cordinha e puxavam de volta...
Não é possível isso? Sei lá... Inventa uma maneira melhor... Mas traga esse lixo de volta!
E ainda por cima, os órfãos do projeto estão às lagrimas de felicidade... Agora sabemos onde está o cadáver! Não foi tudo em vão, foi quase um sucesso!
Ah! Tenha dó, né!? Me poupe dessas felicidades efêmeras. Prefiro minha parte em dólar, pode ser até em cervejas... Está muito calor por aqui...

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: O Globo

#CONVITEAPROSA
Você acha quer vai cair o dólar por terem encontrado a Beagle2?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar ou na cartinha, para enviar a alguém).




Foto divulgada pela Nasa mostra sonda Beagle 2,
perdida em 2003 e encontrada por satélite que
orbita Marte (Foto: Nasa/Divulgação)







Satélite da Nasa que orbita Marte avistou Beagle 2, diz agência britânica. Sonda estava parcialmente acionada na superfície do planeta vermelho.
Do G1, em São Paulo

A sonda espacial britânica Beagle 2, que estava perdida desde dezembro de 2003, foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita o planeta vermelho, confirmou nesta sexta-feira (16) a Agência Espacial do Reino Unido, segundo a agência AFP. O Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década", disse a agência em um comunicado.
"Estou muito contente que o Beagle 2 finalmente foi encontrado em Marte", disse Mark Sims, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, em comunicado divulgado pela Nasa. Ele participou do projeto do Beagle 2 desde o início, liderando a fase inicial do estudo e atuando como gerente da missão.

'Natal arruinado'
"Todo dia de Natal desde 2003 eu tenho me perguntado o que aconteceu com o Beagle 2. Meu Natal de 2003, assim como o de muitos outros que trabalharam no Beagle 2, foi arruinado pela decepção de não receber informações da superfície de Marte", afirmou. "As imagens mostram que chegamos tão perto de atingir o objetivo de fazer ciência em Marte."
A descoberta demonstra que "a sequência de entrada, descida e aterrissagem do Beagle 2 funcionou e a sonda pousou com êxito em Marte no Natal de 2003", acrescentou a agência britânica sobre a nave batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.

Não será possível ressucitar sonda
A nave, que tem menos de dois metros de comprimento, precisava se implantar completamente depois de aterrissar para entrar em funcionamento, já que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que iria transmitir os dados e receber os comandos a partir da Terra.

"Infelizmente, devido à implantação parcial", lamentou a agência, "não será possível ressuscitar a Beagle 2 e recuperar os dados" da sonda. A nave foi uma ambiciosa colaboração entre a indústria, as universidades britânicas e a Agência Espacial Europeia. O diretor deste organismo europeu, Jean-Jacques Dordain, comemorou nesta sexta-feira a descoberta. "O que foi encarado há 11 anos como um fracasso por fim não foi um fracasso total. Ao menos houve uma aterrissagem em Marte", considerou Dordain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?