Cotidiano
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Estudante faz teste com simulador; entra em vigor
aumento da carga horária para tirar habilitação
#COMENTÁRIO
O eterno problema do Departamento de Trânsito
no Brasil; na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação deveria haver mais
horas/aula, simuladores ou melhoria no material didático? Será que realmente é
isso? Salvo alguns motoristas que não deveriam estar dirigindo de maneira
alguma por exclusiva inabilidade apesar de anos de habilitação, o que parece
realmente faltar é “bom senso” aos motoristas, principalmente os recém habilitados.
Por não terem ainda passado por uma situação aflitiva no transito, se sentem
super heróis, atrás de um volante, isso quando não incorporam a velocidade de
nosso ídolo de corridas e não se lembram de alguns detalhes importantes, eles
não habilidade nenhuma e o ídolo corria em um uma pista própria para isso e não
nas ruas e avenidas da cidade. Se por um lado há um descontrole na irreverência
dos jovens, há uma irresponsabilidade sem limites na liberação de documentos de
habilitação a alguns deficientes mentais considerados leves, a idosos sem uma
ratificação médica de suas condições psicomotoras, a suspensão de habilitação
ao se detectar inabilidade por idade.
Longe da ideia de se questionar a
validade dessas novas regras para autoescolas, o que olha de soslaio é um novo
meio de alguém ganhar um pouco mais, não acha? Ou estou sendo cético com relação
às entidades brasileiras e as pessoas?
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Folha
de São Paulo
Saiba mais sobre o que você vai ler na matéria:
#CONVITE
Você acha que umas horas/aulas a mais
pode resolver nossos problemas de trânsito?
Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).
DE SÃO PAULO - 01/12/2014
Entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) uma
resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que aumenta de 20 para 25
a quantidade de horas-aulas necessárias para tirar carteira de habilitação.
A regra vale para a categoria B (automóveis). Para
a categoria A (motos), a quantidade subiu de 15 para 20 horas. A regra que
exige 20% das aulas no período noturno, para ambas as categorias, permanece
igual.
A mudança foi definida em junho, quando foi
estabelecido o prazo. Mas, apesar da norma federal ser obrigatória, ela não
está sendo cumprida no Estado de São Paulo.
Segundo o Sindicato das Autoescolas de São Paulo, o
Detran-SP não adequou seu sistema eletrônico a tempo e pediu prazo de 40 dias
ao Contran para normalizar a situação.
Magnelson de Souza, vice-presidente do sindicato,
diz que o candidato que iniciar o processo neste mês continuará fazendo menos
aulas.
Quando a situação for normalizada e a nova carga
horária entrar de fato em vigor no Estado, ele estima que o custo para tirar a
CNH tenha um aumento de 10% a 15%.
SIMULADOR
A nova exigência de aulas para tirar habilitação
foi definida após a polêmica do simulador de direção – máquina que imita um
automóvel com um percurso virtual.
O Contran decidiu adotar os simuladores em 2010,
motivado por um pacto na ONU para redução até 2020 de 50% na mortalidade por
acidentes de trânsito.
O objetivo era aumentar a segurança, para que os
futuros motoristas tivessem a primeira prática longe das ruas.
Após vários adiamentos, a obrigatoriedade entrou em
vigor em 1º de janeiro deste
ano. Inicialmente, a regra era que aulas extras deveriam ser cumpridas na
máquina.
Detrans e autoescolas, porém, reclamaram que havia
poucos modelos disponíveis no mercado e que o custo da habilitação iria
disparar. Usuários também relataram sentir náuseas no aparelho e parte dos
especialistas questionou sua eficácia pedagógica.
Acabaram convencendo o Contran, que tornou o uso do
simulador facultativo em junho, liberando os Estados a criar regras locais.
O Rio Grande do Sul foi o único tornar o simulador
obrigatório, segundo Souza. Lá, as novas cinco horas-aula são cumpridas na
máquina.
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