terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Entra em vigor regra que aumenta número de aulas em autoescolas


Cotidiano

Estudante faz teste com simulador; entra em vigor aumento da carga horária para tirar habilitação 


#COMENTÁRIO

O eterno problema do Departamento de Trânsito no Brasil; na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação deveria haver mais horas/aula, simuladores ou melhoria no material didático? Será que realmente é isso? Salvo alguns motoristas que não deveriam estar dirigindo de maneira alguma por exclusiva inabilidade apesar de anos de habilitação, o que parece realmente faltar é “bom senso” aos motoristas, principalmente os recém habilitados. Por não terem ainda passado por uma situação aflitiva no transito, se sentem super heróis, atrás de um volante, isso quando não incorporam a velocidade de nosso ídolo de corridas e não se lembram de alguns detalhes importantes, eles não habilidade nenhuma e o ídolo corria em um uma pista própria para isso e não nas ruas e avenidas da cidade. Se por um lado há um descontrole na irreverência dos jovens, há uma irresponsabilidade sem limites na liberação de documentos de habilitação a alguns deficientes mentais considerados leves, a idosos sem uma ratificação médica de suas condições psicomotoras, a suspensão de habilitação ao se detectar inabilidade por idade.
Longe da ideia de se questionar a validade dessas novas regras para autoescolas, o que olha de soslaio é um novo meio de alguém ganhar um pouco mais, não acha? Ou estou sendo cético com relação às entidades brasileiras e as pessoas?

#Disse

Carlos Leonardo


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#CONVITE

Você acha que umas horas/aulas a mais pode resolver nossos problemas de trânsito?

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DE SÃO PAULO - 01/12/2014

Entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que aumenta de 20 para 25 a quantidade de horas-aulas necessárias para tirar carteira de habilitação.
A regra vale para a categoria B (automóveis). Para a categoria A (motos), a quantidade subiu de 15 para 20 horas. A regra que exige 20% das aulas no período noturno, para ambas as categorias, permanece igual.
A mudança foi definida em junho, quando foi estabelecido o prazo. Mas, apesar da norma federal ser obrigatória, ela não está sendo cumprida no Estado de São Paulo.
Segundo o Sindicato das Autoescolas de São Paulo, o Detran-SP não adequou seu sistema eletrônico a tempo e pediu prazo de 40 dias ao Contran para normalizar a situação.
Magnelson de Souza, vice-presidente do sindicato, diz que o candidato que iniciar o processo neste mês continuará fazendo menos aulas.
Quando a situação for normalizada e a nova carga horária entrar de fato em vigor no Estado, ele estima que o custo para tirar a CNH tenha um aumento de 10% a 15%.

SIMULADOR
A nova exigência de aulas para tirar habilitação foi definida após a polêmica do simulador de direção – máquina que imita um automóvel com um percurso virtual.
O Contran decidiu adotar os simuladores em 2010, motivado por um pacto na ONU para redução até 2020 de 50% na mortalidade por acidentes de trânsito.
O objetivo era aumentar a segurança, para que os futuros motoristas tivessem a primeira prática longe das ruas.
Após vários adiamentos, a obrigatoriedade entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. Inicialmente, a regra era que aulas extras deveriam ser cumpridas na máquina.
Detrans e autoescolas, porém, reclamaram que havia poucos modelos disponíveis no mercado e que o custo da habilitação iria disparar. Usuários também relataram sentir náuseas no aparelho e parte dos especialistas questionou sua eficácia pedagógica.
Acabaram convencendo o Contran, que tornou o uso do simulador facultativo em junho, liberando os Estados a criar regras locais.

O Rio Grande do Sul foi o único tornar o simulador obrigatório, segundo Souza. Lá, as novas cinco horas-aula são cumpridas na máquina. 

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