segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Moradores vão instalar câmeras para frear crimes na Vila Madalena



#COMENTÁRIO

Sem apoio da máquina administrativa da cidade, um bairro em desespero dá-nos exemplo de como unindo os moradores, pode-se criar um sistema de proteção para todos.
A bandidagem tomou tanto corpo que nem é mais viável se condenar a polícia pela falta de segurança instalada. Hoje, a polícia está nas ruas sem conseguir se impor como entidade de respeito e opressão a bandidos, ela está tão refém da situação como nós civis.  Encontra-se toda desaparelhada e quando consegue executar uma prisão, a justiça quase sempre solta o elemento. Em suas fileiras encontram-se policiais que às vezes se excedem no cumprimento de seu dever e aí somos nós mesmos que tanto pedimos ação, os primeiros a virarmos contra os fardados...

#Disse

Carlos Leonardo







-----------------------------------------------------------


CÉSAR ROSATI - DE SÃO PAULO - 11/08/2014  

Em meio à onda de assaltos que atinge a Vila Madalena, moradores e comerciantes do bairro na zona oeste de São Paulo elaboraram um plano de segurança para tentar frear a ação de criminosos na região boêmia da capital.
Um total de 185 câmeras e uma central de monitoramento 24h são as armas que serão usadas contra a violência que cresce no bairro.
Segundo dados recentes da Secretaria de Segurança Pública, foram registrados em junho deste ano 303 casos de roubo no 14º DP (Pinheiros). Na comparação com o mesmo período de 2013, houve um aumento de 104% no número de assaltos na região.
Se for levado em conta o total deste ano, foram registradas 1.328 ocorrências - alta de 76% em comparação com o mesmo período de 2013. Até o final deste ano serão instaladas quatro câmeras que estarão ligadas à central, que ficará na rua Harmonia. Os outros 181 equipamentos deverão ser colocados em operação no ano que vem.
O investimento deverá ser financiado principalmente pelos moradores, se possível com a cooperação dos comerciantes do bairro. "O governo cedeu os equipamentos e nos responsabilizamos pelo cuidado. A PM deverá definir quais são os pontos cruciais para que as câmeras sejam instaladas", afirma Cassio Calazans, presidente da Sociedade Amigos da Vila Madalena. O estopim para que o plano de segurança fosse elaborado foi a Copa do Mundo. O bairro foi o reduto de comemorações de milhares de pessoas durante o mundial. O bairro recebeu entre 50 mil e 70 mil turistas no período.
Traficantes transformaram ruas da Vila Madalena numa feira de drogas ao ar livre durante o mundial. Assaltos também foram frequentes.
A loja onde Michele Paes de Souza, 23, trabalha foi alvo dos criminosos durante o mundial. De acordo com ela, a ocorrência pegou os funcionários de surpresa.
"Cada dia que passa ficamos sabendo de novos crimes. A sensação de segurança que tínhamos se foi",diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?