#COMENTÁRIO
Quando as coisas são feitas pelas
cabeças, estamos aqui para crucificar, porém quando existe um programa que pode nos trazer benfeitorias devemos enaltecê-los. Esse
projeto de criação do Ferroanel é
uma grata notícia aos nossos anseios. Para os paulistanos em especial significa
a diminuição de veículos pesados nas cercanias da cidade, consequentemente,
melhor fluidez no trânsito de
veículos de passeio e diminuição de acidentes de grande monta financeira.
Uma possível expansão das linhas de transporte de urbano, poderá com
algumas adaptações retirar veículos em circulação da área central da cidade. Mais
uma vez salientamos que este projeto
não seja apenas mais um projeto eleitoreiro e passe para efetivação o mais
breve possível.
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Folha
de São Paulo
#CONVITE
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DIMMI AMORA - DE
BRASÍLIA - 12/09/2014
Os governos, federal e de São Paulo chegaram a
acordo em torno de novo passo para viabilizar a construção do Ferroanel de São
Paulo. Foi acertado que o governo paulista fará o projeto básico da obra e dará
início ao processo de obtenção da licença ambiental. A União repassará R$ 11
milhões ao Estado para custear as duas iniciativas. A expectativa é que o
projeto, que ficará a cargo da Dersa, empresa paulista de estradas, esteja
concluído em um ano.
A obra do Ferroanel é considerada essencial para o
transporte de cargas no Estado por acabar com as passagens de trens pela área
central da cidade de São Paulo. Planejada desde a década passada e anunciada
várias vezes, ela ainda patina na burocracia estatal. O plano é construir dois
trechos ferroviários, um ao sul e outro ao norte da região metropolitana, em
trajetos próximos aos do Rodoanel. Os últimos detalhes do novo acordo estão
sendo acertados entre o secretário de Logística e Transporte de São Paulo,
Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e
Logística), Josias Cardoso, do governo federal.
Segundo Pelissioni, o projeto vai balizar a decisão
sobre o modelo a ser adotado para a construção das ferrovias, que pode envolver
obra pública ou privada. "O projeto e o licenciamento vão adiantar muito a
construção e também dar mais segurança para governo e possíveis investidores
tomarem as decisões sobre como realizar a obra", disse Pelissioni. Na
última vez em que anunciou a construção do Ferroanel, em 2012, a intenção do
governo federal era promover uma concessão específica. Mas o projeto empacou
porque parte das linhas já está concedida e os atuais concessionários não
aceitaram devolvê-las ao governo.
As negociações com as duas concessionárias que têm
trechos do Ferroanel, a ALL Logística e a MRS Logística, continuam, e a
tendência atual é que o governo passe a elas a responsabilidade pela
construção, sob a condição de que as vias possam ser usadas por outras
companhias depois de prontas. Por causa dos atrasos, parte dos carregamentos
que hoje utilizam as linhas ferroviárias terá que ser transportada por caminhão
em um ou dois anos.
Isso vai acontecer porque o transporte de
passageiros tem prioridade na linha. Como a CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos) tem aumentado cada vez mais o uso das linhas, os períodos para
a passagem dos trens de carga estão cada vez mais restritos. A previsão,
portanto, é que os períodos para a carga acabem antes que a obra do Ferroanel
fique pronta para assumir esse transporte, segundo Pellissioni.
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