#COMENTÁRIO
Independente dos resultados das pesquisas, que normalmente não representam
em nada a opção popular, o que se vê e o que se ouve nos meios de concentrações
populares, mostram um grande desânimo
quanto ao futuro político do País, um descrédito muito grande nas promessas dos
candidatos e os retrospectos de cada
um deles incentivam conversas acaloradas da mostra de inaptidão e idoneidade
manchada. Existe uma indecisão muito
grande por falta de uma opção diferente do apresentado pelos
candidatos que em vez de conquistar o eleitor com propostas palpáveis, preferem degladiarem entre si com acusações de pouco interesse para decisão do eleitor.
Vide postagem: Ética
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Boa
Informação
#CONVITE
O que você acha da atual campanha
política?
Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).
A maioria dos internautas que utiliza o microblog
Twitter para dar opiniões sobre as eleições presidenciais brasileiras desaprova
as propostas na área econômica das candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina
Silva (PSB), líderes nas pesquisas
sobre a corrida eleitoral.
De acordo com estudo feito pela empresa iProspect
Brasil, que levou em consideração as menções no Twitter na semana de 20 de
agosto a 2 de setembro (após os debates televisivos entre candidatos), 74% das
postagens relacionadas às propostas econômicas de Dilma Rousseff foram de
críticas ou com teor negativo, 2% foram positivas e 24% foram consideradas
neutras.
Já em relação às propostas econômicas de Marina,
53% dos internautas rejeitaram o seu teor. Outros 45% fizeram comentários
considerados neutros sobre o tema, enquanto 2% elogiaram.
O estudo realizado pela empresa iProspect Brasil
levou em consideração as menções na rede social Twitter na semana de 20 de
agosto a 2 de setembro, com dicionários de busca que associavam o nome dos
candidatos aos termos economia, educação, saúde, segurança e infraestrutura.
O estudo conta com erro amostral de 5% e nível de
confiança de 95%, tendo sido classificadas 380 menções sobre Dilma, 379 sobre
Aécio e 376 sobre Marina.
O tucano Aécio Neves, em terceiro lugar nas
pesquisas, foi o que obteve o melhor índice de aprovação em relação às propostas
econômicas. Enquanto 49% dos internautas fizeram comentários neutros sobre o
tema, 24% escreveram comentários positivos e 27%, negativos.
Reprovação geral
Na avaliação de seis temas-chave para os programas
dos candidatos (Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde e Segurança), Dilma
levou a pior, com 55% de críticas. Marina Silva foi alvo de postagens
desfavoráveis em 48% das ocasiões e Aécio, por sua vez, em 33% dos tweets.
Apesar disso, Dilma também lidera na polarização
oposta: 14% das menções foram favoráveis à candidata à reeleição. Aécio Neves
segue próximo, com 11% de postagens positivas. Já o posicionamento de Marina
Silva é elogiado em apenas 5% das postagens.
A atual presidente possui o maior índice de
mensagens negativas vinculadas à Economia, em sua maioria relacionadas à atual
crise econômica, ao baixo crescimento e à falta de explicações sobre melhorias
em seu plano de governo para esta área. Já Aécio Neves é criticado pelas suas
propostas para a Educação, com o foco em sua gestão em Minas Gerais.
Marina Silva, por sua vez, é relacionada
negativamente aos dois temas. A sua relação com o economista André Lara Rezende
(ex-presidente dop BNDES e um dos idealizadores das propostas econômicas da
candidata) e seu plano de governo na área econômica, tido como “neoliberal”
pelos internautas, foram rejeitados pelos usuários do Twitter.
Na Educação, as ideias de Marina são bem aceitas,
porém a forma como serão viabilizadas é questionada. O principal motivo
das dúvidas está relacionado à intenção da candidata do PSB de pausar o
projeto com o “Pré-Sal na Educação”, que prevê canalização de recursos para
esta pasta. As propostas de Marina em relação a este ponto também afetaram sua
imagem na área da Saúde, uma vez que recursos também seriam destinados a este
fim.
Tucano
processa
Na última segunda-feira (8), a candidatura de Aécio
Neves abriu processo contra o Twitter para que a empresa revele os dados
cadastrais e o IP (espécie de digital eletrônica dos computadores) de 66
usuários da rede social que, na peça, são acusados pelos advogados do tucano de
“atuar em rede” para “disseminar conteúdo ilícito” contra ele.
Esta é a quarta ação que Aécio move contra
provedores e redes sociais com objetivo de identificar “detratores”. Neste
caso, o juiz determinou que o Twitter repasse os dados dos usuários em cinco
dias, mas impediu que os cadastros sejam imediatamente entregues aos advogados
do presidenciável.
O juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral determinou
que a banca do tucano envie relatórios comprovando a publicação de calúnias ou
difamações contra Aécio nesses perfis. Ele rejeitou pedido do tucano para que a
ação fosse sigilosa e para que os usuários não fossem avisados do procedimento.
O UOL procurou
as candidaturas Dilma Rousseff e Marina Silva para comentarem o caso. A
pessebista não respondeu até a publicação desta reportagem. Já a candidatura à
reeleição afirmou que “a campanha à reeleição de Dilma nas redes sociais vem
sendo, e será sempre, pautada por uma postura de incentivo ao debate aberto e
democrático.(…) Qualquer boato ou mentira postado na Internet contra a
candidata e seu partido são desconstruídos com informações embasadas e o devido
esclarecimento dos fatos. “
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qual a sua opinião sobre isso?