quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Frota de veículos cresce mais rápido que a estrutura viária no país


#COMENTÁRIO

Estamos vivendo um caos no trânsito em todo País. Em São Paulo, a capital paulista, é quase impossível se locomover nos horários de pico, dá-se de encontro com quilômetros e quilômetros de engarrafamento no trânsito todos os dias, Deve existir um tácito acordo entre montadoras, distribuidoras de combustível e o governo para que exista esse derramamento de veículos novos no mercado. Concomitantemente, há um incentivo muito grande e uma facilitação de financiamentos ímpar quase que forçando o conceito de que ter um carro zero nas mãos é sinal de progresso na vida.

Conseqüentemente, novos carros nas ruas significam carros usados à disposição para compra pelos menos afortunados e felizes proprietários.
Como se não fosse suficiente a quantidade exorbitante de veículos nas vias, há ainda os abusos e a inexperiência na direção de veículos que inviabilizam o trânsito normal nas cidades grandes e agora até em algumas cidades do interior paulista.
A solução para o problema está longe de ser considerado aceitável, o transporte público é massificante em qualquer cidade do País, não há um estudo sério sobre as necessidades e facilidades ao usuário. Não há como substituir esse volume de veículos em circulação.

#Disse

Carlos Leonardo



#CONVITE

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ANDRÉ MONTEIRO - SÃO PAULO - 20/08/2014

A frota de veículos nas maiores cidades do país cresceu bem mais que a estrutura viária nos últimos anos. De 2003 para 2012, enquanto a frota aumentou 92%, a extensão de ruas subiu 16%. A informação é de pesquisa inédita da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que comparou dados de 438 municípios com mais de 60 mil habitantes. A entidade usou dados oficiais para estimar a frota que efetivamente está em circulação e a quilometragem do sistema viário. O cálculo é baseado no tamanho e no crescimento das cidades e não inclui novas obras como de viadutos, por exemplo. Segundo o engenheiro e sociólogo Eduardo Vasconcellos, coordenador do trabalho, a malha viária já está estabelecida e cresce conforme o aumento da população.

Com isso, a explosão da frota, principalmente de carros (70%) e motos (209%), explica os congestionamentos cada vez maiores nos grandes centros e que já chegam também ao interior do país. "Um aumento de 5% da frota causa um impacto muito maior no trânsito, pois a relação entre fluxo e tempo de percurso não é linear. Em cinco ou seis anos a cidade entope", diz Vasconcellos. Ele avalia que a experiência nos países mostra que a saída não passa por gastar milhões para abrir mais ruas e avenidas, que inevitavelmente vão lotar. Cita como exemplo a cidade de Los Angeles, nos EUA, que tem grande quantidade de vias expressas mas sempre figura entre as campeãs de lentidão.
O caminho, diz, é fomentar o transporte coletivo e, principalmente, acabar com o estímulo oficial concedido ao transporte individual – como a redução de impostos para a compra de novos veículos e subsídio à gasolina.
A pesquisa aponta que a gasolina subiu 38% em dez anos, menos que a inflação de 160% do INPC/IBGE. "Descontando o gasto com a compra e manutenção, o custo de usar o carro em um mesmo deslocamento é equivalente à tarifa do transporte público nas nossas cidades. Na Europa, essa relação é de cinco vezes", diz.
Para Vasconcellos, a melhoria do transporte coletivo é urgente, mas enquanto "o custo de usar o carro for igual ao ônibus, a maioria das pessoas vai ficar no carro".

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