#COMENTÁRIO
Sobre esse tema, posso escrever com conhecimento real de causa, sou um
pedaleiro inveterado, até por questões de saúde.
E por isso posso me expressar que há muitos pontos a serem considerados na
reportagem abaixo. Poderíamos questionar as multas aplicadas, por exemplo, acredito
que o uso dela não tem finalidade alguma, é somente utilização da máquina de multas da Prefeitura. Em minha cidade, as
ciclovias foram construídas no
canteiro central de avenidas, nos acessos ela divide com pedestres as largas
calçadas e quando há necessidade de uso do leito carroçável elas são protegidas
por olhos de gato altos e muito bem visíveis.
Outro ponto a ser considerado é o respeito de ambas as partes no
trânsito. Há realmente alguns motoristas que por brincadeira passam muito
próximos de bicicletas quando estão
no leito carroçável, uma brincadeira dessas pode acarretar grandes problemas.
Por outro lado, os ciclistas não a
maioria, mas alguns têm a mania de trafegar na contra mão criando problemas no
tráfego durante o dia e a noite, com suas luzes de alerta, desorientam os
motoristas que vem em sentido contrário ao seu. Há ainda os ciclistas que
insistem em trafegar pelas calçadas pondo em risco pessoas idosas e crianças.
Por esses motivos que acredito que existem erros em ambas as partes,
pela Prefeitura, por erro de logística de trânsito e pelos ciclistas e motoristas por falta de cultura de
respeito entre si e aos transeuntes.
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Folha de São Paulo
#CONVITE
Que acha dessas
ponderações? Onde você se enquadra?
Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).
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ANDRÉ MONTEIRO - DE SÃO
PAULO - 19/08/2014
A prioridade às bicicletas na cidade de
São Paulo, nova bandeira da gestão Fernando Haddad (PT), está pesando no bolso
dos motoristas: as multas aplicadas pela CET por desrespeito aos ciclistas
quase triplicaram no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2013. Elas
passaram de 3.565 para 10.263 –57 a cada dia. E a tendência reconhecida pela
prefeitura é que as punições aumentem devido ao projeto para construir 400 km
de ciclovias até 2015 e a uma novidade da fiscalização. A gestão petista
passará a usar radares para flagrar carros e motos que trafegam nas pistas
destinadas às bicicletas – infração gravíssima, com multa de R$ 574,62. Hoje as
multas por desrespeito a ciclistas são aplicadas somente por marronzinhos. Desde
2012, sob Gilberto Kassab (PSD), a CET adaptou três artigos do código de
trânsito para punir motoristas que se aproximam demais das bicicletas, as
ultrapassam de forma perigosa e sem reduzir a velocidade ou que as fecham antes
de conversões. Enquanto essas multas cresceram 188% este ano, os demais tipos
de infração registrados na cidade subiram apenas 4%. E as punições de
motoristas por desrespeito aos pedestres caíram 10%. A gestão Haddad atribui a
queda à maior consciência de motoristas, por exemplo, sobre a prioridade de
quem está a pé na faixa de travessia. É criticada, porém, por técnicos que
consideram ter havido esvaziamento do programa de proteção a pedestres, vitrine
da gestão Kassab. "Trabalhamos esses anos na proteção ao pedestre. Agora é
a vez de reforçar o segundo agente mais vulnerável: o ciclista", diz Tadeu
Duarte, diretor de planejamento da CET.
SOB PRESSÃO
A arrecadação com multas de trânsito no
primeiro semestre foi de R$ 396,2 milhões, alta 0,5% ante 2013. O programa de
fiscalização por desrespeito aos ciclistas foi criado há dois anos por pressão
de ativistas, depois da morte de ciclistas nas avenidas Paulista e Pirajussara.
O aumento nas multas ocorreu antes mesmo de a gestão Haddad intensificar seu
plano de 400 km de ciclovias, em julho deste ano. A implantação das pistas foi
motivo de polêmica com moradores das regiões atingidas, motoristas e
comerciantes, que alegam conflitos na circulação e problemas de segurança na
forma como as pistas são implantadas. Com a maior circulação de bicicletas,
Duarte avalia que as multas tendem a subir. Em relação à disparada até junho,
segundo ele, os agentes de trânsito ficaram mais "atentos" a essas
infrações pelo fato de essa ser uma nova prioridade da companhia. A CET diz que
pretende ainda este ano adaptar radares para que possam multar carros que
invadem ciclovias. Esses aparelhos estão sendo instalados com várias funções – podem
flagrar também, ao mesmo tempo, infrações como excesso de velocidade,
desrespeito ao rodízio e invasão à faixa de ônibus. A implantação começou em
abril e deve durar um ano. O número de radares vai crescer 40% e chegar a 843.
Até agora, 132 aparelhos já estão em funcionamento – embora ainda não estejam
aptos para as pistas de bicicletas. Se trafegar pelas ciclovias rende multa de
R$ 574,62, estacionar sobre ciclovias é infração grave, punida com multa de R$
127,69.
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