#COMENTÁRIO
Na contramão da moda na mídia, onde a
meta é o banimento do álcool, eis que surge um estudo de usos e costumes dos
brasileiros pós elevação da classe C. Esta classe está subindo já com vícios de
ingestão de bebidas destiladas, isto é congênito, aliados a melhoria do poder
aquisitivo e a possibilidade de mostrar status elevado, estão criando um novo
nicho no mercado de bebidas. É muito comum para quem sai fora de suas casas bem
de manhã, ao raiar do Sol, encontrar com grupos de jovens e adultos ainda em
bares ou caminhando de volta em alto estado de embriaguez, apesar do rigor da
lei contra o “álcool
ao volante” hoje existente, ainda é possível se ver
manobras absurdas em pistas ou avenidas vazias, acidentes idiotas... Consequência
de bebedeiras descontroladas.
#Disse
Carlos Leonardo
Fonte: Folha
de São Paulo
#CONVITE
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TATIANA FREITAS - DE SÃO
PAULO - 14/09/2014
Pelo menos um setor está alheio à retração do
consumo vista hoje no Brasil: o de bebidas destiladas.
Ainda beneficiadas pela alta da renda dos últimos
anos, as vendas de uísque, em valor, cresceram 30% nos 12 meses encerrados em
julho. As de vodca subiram 12% no mesmo período, segundo dados da consultoria
Nielsen.
A expansão é puxada pelas chamadas marcas
"premium", mais caras. No caso da vodca, as garrafas com preço acima
de R$ 50 tiveram alta de 43% nas vendas. Já a comercialização de uísque luxo e
superluxo (acima de R$ 90) subiram 49% e 115%.
"O aumento dos custos e do endividamento
colocou os brasileiros sob pressão, mas a sofisticação no segmento de bebidas
continua forte", afirma a IWSR, consultoria internacional especializada em
bebidas alcoólicas.
O segmento "premium" ainda representa
pouco do mercado total, mas a tendência é de alta graças a fatores econômicos e
comportamentais.
"Com o crescimento do poder de compra nos
últimos anos, o consumidor migrou para produtos de maior valor agregado",
diz Camila de Castro, analista da Nielsen.
É o que especialistas e empresas chamam de
"premiunização" do consumo. "Tudo o que é 'gourmet' no Brasil
está se desenvolvendo. O brasileiro está viajando mais e desenvolvendo o
paladar. Ficou mais exigente", diz Olga Martinez, presidente da Diageo
Brasil, dona de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff.
Esse perfil é encontrado nas classes A, B e em
parte da classe C. A diferença está na assiduidade do consumo.
"Na classe A, ele é frequente. Já as classes B
e C têm acesso pontual a marcas 'premium'. Consomem em momentos especiais, mas veem
uma aspiração muito alta ao comprar esses rótulos", diz.
O uísque envelhecido ou a vodca especial viraram
símbolos de status na classe média. "Quando o consumidor recebe amigos em
casa, por exemplo, quer compartilhar uma marca premium. A bebida é sinônimo de
status", diz Colin Kavanagh, diretor de marketing da Pernod Ricard.
O desempenho da empresa no Brasil reflete essa
tendência. As vendas de Ballantine's e Chivas, uísques da Pernod Ricard,
subiram 53% e 40% no último ano fiscal.
Na rival Diageo, um dos destaques dos resultados no
Brasil foi a expansão de 41% nas vendas da vodka Cîroc, que tem no país o seu
segundo principal mercado.
O aumento da frequência de jovens em bares e casas
noturnas, proporcionado pela alta da renda, explica parte dessa forte expansão.
"Na balada, o jovem quer colocar no balde de
gelo a garrafa de vodca que lhe dê status", diz Adalberto Viviani, da
Concept consultoria.
COQUETEL
De olho no potencial do mercado de luxo no Brasil,
os fabricantes montaram estratégias específicas para o país.
O primeiro passo foi melhorar a distribuição.
Também foram montadas ações para o mercado "premium" em restaurantes
e bares.
Outra aposta é o desenvolvimento da coquetelaria. A
Diageo, por exemplo, investiu no treinamento de 10 mil profissionais de bares
em todo o país. "As casas noturnas têm um papel muito importante para nós.
Lá, o consumidor está mais aberto a experimentar", diz Olga.
Foi em drinques elaborados que os destilados
conquistaram a administradora de empresas Aline Araújo, 26.
Pelo menos uma vez por semana, a jovem de classe
média frequenta algum bar de coquetéis em São Paulo. Prova cerca de três
drinques por noite, ao preço médio de
R$ 35 cada um. "Hoje prefiro beber menos, mas com mais qualidade", afirma.
R$ 35 cada um. "Hoje prefiro beber menos, mas com mais qualidade", afirma.
Apesar do crescimento recente, o Brasil ainda
engatinha nesse setor.
Em mercados maduros, como os EUA, 40% dos
consumidores dizem ter bebido uísque ou vodca nos últimos três meses. No
Brasil, esse percentual é de 20% para a vodca e de 15% para o uísque.
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