sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Estudo recomenda tomate para prevenir câncer de próstata

Pesquisas indicam que o tomate pode ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata

#COMENTÁRIO

Conheço essa estória há mais de quarenta anos, nunca houve tal comprovação e sempre se fala que carece de mais estudos para que a sociedade médica afirme tal citação. Se funciona, não sei, mas há muito tempo faço ingestão de tomates crus em salada, não custa nada tentar, não é? É licopeno daqui, licopeno lá e vamos levando a vida em parceira com os tomatezinhos...
Frutas, isso sim é muito saudável, muito gostoso de digerir. A verdade é que alimentos naturais fazem-nos somente bem, e não podem fazer falta em nossa mesa.

#Disse

Carlos Leonardo

Fonte: BBC News


#CONVITE

Você acredita na possibilidade de ser verídica a afirmação acima?

Dê sua opinião (clique no título da matéria para comentar).



Dieta rica em frutas e vegetais é a melhor forma de prevenir o câncer de próstata





-----------------------------------------------------------

Helen Briggs - Editora de Saúde da BBC News Online

Homens que consumirem mais de dez porções de tomate por semana podem reduzir em 20% os riscos de câncer de próstata, indicou um estudo feito por pesquisadores britânicos. O estudo, realizada em colaboração entre as universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, analisou a alimentação e o estilo de vida de cerca de 20 mil britânicos com idade entre 50 e 69 anos. Os pesquisadores verificaram que aqueles que consumiam mais de dez porções de tomate por semana – na forma de saladas de tomate fresco ou suco de tomate, por exemplo – reduziram em 18% o risco de câncer de próstata. Aqueles que consomem as recomendadas cinco porções de frutas e legumes - ou mais - por dia pode diminuem em 24% o risco de apresentar a doença no futuro, em comparação com homens que comem duas porções e meia desses alimentos ou menos, indicou a pesquisa.

Dieta balanceada
O câncer de próstata responde por 15% dos cânceres que afetam os homens, segundo a Rede Global do Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF International, em inglês). Só em 2012 foram registrados mundialmente 1,1 milhão de casos, o equivalente a 8% de todos os casos, informa a organização. Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma dieta balanceada, com ênfase em frutas e legumes, e pouca ingestão de gordura, sal e carne vermelha e industrializada. O estudo britânico indicou que no caso específico do tomate, os benefícios em termos de propriedades anticancerígenas podem vir do licopeno, um antioxidante que pode proteger o organismo contra danos nas células e no DNA. "Nossas descobertas sugerem que os tomates podem ser muito importantes para a prevenção do câncer", disse Vanessa Er, da Escola de Medicina Social e Comunitária na Universidade de Bristol.
Ela acrescentou que "os homens também devem comer uma grande variedade de frutas e vegetais, manter um peso saudável e se exercitar com frequência". Os autores do estudo pesquisaram dois outros componentes ligados ao câncer de próstata: o selênio, presente em alimentos a base de farinha, como pão e massa, e o cálcio, encontrado em produtos lácteos como o leite e o queijo. Homens que ingeriram a quantidade ideal desses três componentes na dieta tiveram risco mais baixo de apresentarem câncer de próstata, disseram os pesquisadores. Vanessa Er recomendou "estudos mais avançados" para confirmar estas constatações, especialmente na forma de testes clínicos.

Variedade
Comentando o estudo, Iain Frame, do Instituto Britânico do Câncer de Próstata, disse que ainda não há evidência suficiente para fazer recomendações concretas de quais alimentos específicos homens devem ingerir para reduzir o risco de câncer de próstata. "O que sabemos é que não devem confiar demais em um só tipo de alimento, como o tomate", opinou. "Uma dieta saudável, balanceada, com muitas frutas e legumes, aliada a exercícios físicos frequentes, é de longe a melhor opção de prevenção." Tom Stransfeld, do Instituto de Pesquisa do Câncer no Reino Unido, disse que "enquanto ingerir alimentos ricos em licopeno, como tomates ou selênio, pode estar associado à redução do risco do câncer de próstata, isso não foi ainda comprovado, e esse estudo não pode confirmar se há mesmo uma relação entre essa dieta e o risco de câncer de próstata". "Dietas de prevenção do câncer são uma questão complexa, com poucas respostas exatas, tipo preto no branco. Nós aconselhamos a todos a comer uma dieta balanceada, com bastantes frutas e legumes, e pouca carne vermelha, gordura e sal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre isso?